OCUPAÇÃO

Goiânia tem 72 UTIs públicas disponíveis para pacientes com covid-19

A cidade de Goiânia está com mais da metade dos leitos destinados à Covid-19 ocupados.…

Dois homens e uma mulher — todos com covid-19 — morreram nesta terça-feira (1) por falta de oxigênio na UTI, em Santo André, - Três pacientes morrem por falta de oxigênio em Santo André (SP)
Três pacientes morrem por falta de oxigênio em Santo André (SP) (Foto: Diego Vara / Agência Brasil)

A cidade de Goiânia está com mais da metade dos leitos destinados à Covid-19 ocupados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, 54% dos 157 leitos de UTI destinados ao tratamento da doença estão sendo utilizados.

Na enfermaria, a taxa de ocupação é parecida. Ainda de acordo com a pasta são 155 leitos disponíveis, dos quais 51% estão ocupados.

Na rede privada e conveniada, estão disponíveis 194 leitos de UTI, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Deste total, 172 estão sendo utilizados, um percentual de 90,1% de ocupação. Já na enfermaria, 126 dos 202 leitos disponíveis para o tratamento de Covid-19 estão ocupados.

A taxa de ocupação dos leitos públicos está sendo observada de perto, de acordo com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Durante o anúncio de novas medidas de distanciamento social implementadas nesta quinta-feira (28), ele alertou a população sobre o risco de promover aglomerações.

“Cada um precisa fazer a sua parte”, disse o prefeito. “Se for preciso sair de casa, tome todos os cuidados necessários. Não coloque a si e os outros em risco ao promover ou participar de aglomeração. Nossos hospitais operam com mais da metade de ocupação em UTI e estamos atentos a estes e outros indicadores para garantir a saúde de toda a população”.

Ocupação dos leitos em Goiás

De acordo com a SES, o governo do estado possui 255 leitos de UTI destinados à Covid-19. Deste total, 87,7% deles estão ocupados. Já na enfermaria são 498 leitos e uma taxa de ocupação de 54,7%.

Ainda de acordo com a pasta, a rede privada e conveniada possui 260 leitos de UTI para o tratamento da doença, dos quais 83,41% estão ocupados. Na enfermaria são 280 leitos e uma taxa de ocupação de 54,7%.