Goiânia tem risco de tempestades essa semana
"É importante que a população evite transitar durante as tempestades, não estacione veículos embaixo de árvores e não tente atravessar vias alagadas ou com enxurradas”, afirma coordenador da Defesa Civil
A Defesa Civil de Goiânia alerta para o risco de tempestades nesta semana. “A previsão para o final de ano, a última semana do mês, é de chuvas fortes. É importante que a população evite transitar durante as tempestades, não estacione veículos embaixo de árvores e não tente atravessar vias alagadas ou com enxurradas”, afirma o coordenador da pasta, Robledo Mendonça.
Conforme informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), nesta segunda-feira (29), as chuvas podem ter até 50 mm/dia e ventos de mais de 50 km/h nesta semana. A previsão ocorre devido à combinação de calor e umidade e ao avanço da frente fria da região Sudeste do Brasil.
A Defesa Civil esclarece que, em casos de emergência, a população pode ligar no número 153 da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e no 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Em caso de chuvas fortes, a pasta também dispara alertas sonoros para celulares dos moradores que estiverem próximos a locais onde há risco de tempestades e alagamentos.
“Esse novo sistema permite que as pessoas que estiverem em áreas de risco recebam, automaticamente, um alerta no celular. A tela será bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder. É um avanço que salva vidas”, explica o coordenador da Defesa Civil.