BANHO DA DIGNIDADE

Ex-dependente cria projeto que ajudou mais de 30 pessoas a deixarem as ruas em Goiânia

Iniciativa oferece banho, alimentação, roupas e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade na Praça do Trabalhador

banho x cabine
Banho, comida e acolhimento: ex-dependente químico cria projeto que já ajudou mais de 30 pessoas a deixarem as ruas em Goiânia (Foto: Arquivo Pessoal/Willian Zacarias)

Após superar anos de dependência química, o pastor Willian Zacarias transformou a própria experiência de vida em um projeto social que já ajudou mais de 30 pessoas a saírem das ruas em Goiânia. Criado há oito meses, o Banho da Dignidade oferece banho, alimentação, roupas limpas, cortes de cabelo e acompanhamento a pessoas em situação de vulnerabilidade na região da Praça do Trabalhador. Segundo o organizador, mais de 30 atendidos deixaram as ruas e pelo menos dez conseguiram reconstruir a vida de forma permanente após passarem pelo projeto.

Willian conta que foi usuário de crack e álcool antes de encontrar na fé o caminho para a recuperação. A partir dessa experiência, passou a desejar trabalhar com pessoas que enfrentam situações semelhantes. A ideia do projeto surgiu após uma experiência que ele define como espiritual.

“Sempre tive esse desejo de ajudar pessoas que vivem a mesma realidade que eu vivi. Quando voltei de uma viagem, tive uma visão de pessoas tomando banho e senti que deveria criar um trabalho voltado para quem vive nas ruas”, relatou.

Banho, comida e dignidade

As ações são realizadas a cada 15 dias na região da 44 e utilizam uma estrutura móvel adaptada com chuveiros. Além do banho, os participantes recebem toalha, sabonete, shampoo, roupas limpas e alimentação.

Além do banho, alimentação e corte de cabelo, população em situação de rua também recebem roupas e calçados (Foto: Arquivo Pessoal/Willian Zacarias)

Em cada edição, o projeto atende entre 80 e 100 pessoas. São oferecidos cerca de 40 banhos, aproximadamente 25 cortes de cabelo e refeições para todos os participantes.

“Não é apenas um banho. É devolver dignidade. Muitas pessoas chegam abatidas e sem autoestima. Depois que tomam banho, colocam uma roupa limpa e recebem cuidado, a postura muda completamente. A nossa intenção não é simplesmente levar uma refeição ou um banho. A assistência é uma forma de nos aproximarmos dessas pessoas para ajudá-las a reconstruir a vida”, afirmou o pastor.

Segundo ele, alguns atendidos estavam há meses sem acesso a condições básicas de higiene.

De acordo com o organizador, mais de 30 pessoas já foram acolhidas por meio da iniciativa. Muitas foram encaminhadas para comunidades terapêuticas parceiras, enquanto outras retornaram para suas famílias e cidades de origem. “Já ajudamos pessoas a voltarem para a Bahia, Mato Grosso, Brasília e outras cidades. Também vimos famílias serem reconstruídas e pessoas retomarem seus projetos de vida”.

Corte de cabelo é realizado por voluntária (Foto: Arquivo Pessoal/Willian Zacarias)

Desafio é manter o projeto

Atualmente, o Banho da Dignidade é mantido por uma pequena equipe formada por Willian, sua esposa e um voluntário responsável pelos cortes de cabelo. O principal obstáculo para ampliar os atendimentos, segundo ele, é a falta de recursos.

“Cada ação custa cerca de R$ 1 mil. Temos gastos com alimentação, material de higiene, combustível, toalhas e manutenção da estrutura. Hoje dependemos totalmente de doações”, explica.

Além de contribuições financeiras, o projeto também busca voluntários, especialmente profissionais das áreas de saúde, estética e assistência social.

Como ajudar?

Pastor, esposa e voluntárias do projeto Banho da Dignidade (Foto: Arquivo Pessoal/Willian Zacarias)

O Banho da Dignidade é uma extensão da comunidade terapêutica Casa do Pão e recebe doações de roupas, materiais de higiene, alimentos e recursos financeiros.

Pix (CNPJ): 50.797.845/0001-28
Favorecido: Casa do Pão.

Leia mais: