Sexta-feira, 23 de Outubro de 2026
talento

Goiano de 22 anos é único do Centro-Oeste selecionado para formação audiovisual no Rio

Estudante de Cinema e Audiovisual da UEG, Mateus Lemos participou do Talents Rio 2026

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:
Goiano é único do Centro-Oeste para formação audiovisual no Rio Estudante de Cinema e Audiovisual da UEG, Mateus Lemos Talents Rio

Uma inscrição enviada faltando apenas um minuto para o fim do prazo abriu caminho para uma experiência que ampliou os horizontes profissionais do goiano Mateus Lemos, de 22 anos. Ator e realizador audiovisual, ele foi o único representante do Centro-Oeste selecionado para o Talents Rio 2026, programa de formação ligado ao Festival do Rio, e participou de atividades sobre preservação audiovisual ao lado de estudantes e profissionais do Brasil e do exterior.

Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Mateus integrou o grupo de 24 selecionados da edição deste ano, que reuniu participantes de nove estados brasileiros e de Angola. Realizada entre os dias 5 e 9 de outubro, a programação incluiu encontros, atividades práticas e discussões com profissionais do setor.

Formação reuniu profissionais do Brasil e do exterior

Mateus participou da trilha de Preservação Audiovisual, coordenada por Lila Foster, curadora e preservadora audiovisual com cerca de 20 anos de experiência na área. Durante a formação, teve contato com diferentes abordagens sobre conservação, digitalização e circulação de acervos cinematográficos.

A programação também contou com convidados internacionais, como Elise Girard, da Cinémathèque française, da França, que apresentou a plataforma Henri, e Markus Ruff, do Arsenal, instituição alemã que atua na preservação e difusão do cinema. A mentora Luisa Malzoni conduziu uma atividade introdutória sobre digitalização e escaneamento de filmes.

Um dos destaques foi a visita ao Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. No local, o estudante conheceu projetores antigos, espaços refrigerados para armazenamento de materiais fílmicos e processos relacionados à duplicação cinematográfica.

Além do conteúdo técnico, o intercâmbio com participantes em diferentes etapas da carreira foi importante para Mateus. A convivência com mestrandos, doutorandos e profissionais experientes ampliou sua confiança e reforçou a percepção de que também pode ocupar espaços de formação e discussão no setor audiovisual.

Goiano quer contribuir para preservar a memória cultural de Goiás

A experiência reforçou o interesse de Mateus pela preservação de registros audiovisuais como forma de manter vivas histórias e manifestações culturais do estado. Entre suas aspirações está a criação de uma cinemateca em Goiás, dedicada a reunir, conservar e tornar acessível parte dessa memória.

O interesse também começa a se refletir em seus planos acadêmicos. Na fase inicial de definição do tema do trabalho de conclusão de curso, o estudante considera pesquisar registros audiovisuais ligados à história do movimento Vogue em Goiânia. A proposta ainda está em desenvolvimento e pode, futuramente, resultar em um documentário sobre as origens e a continuidade dessa manifestação cultural na capital.

Da periferia de Goiânia ao cenário audiovisual

A trajetória artística de Mateus começou aos 13 anos. Desde então, ele acumula mais de 40 trabalhos e mais de 600 horas de formação, com experiências em cinema, televisão, teatro e produções culturais. Na graduação, também desenvolve sua atuação como realizador audiovisual.

Para o estudante, a participação no Talents Rio representa um passo importante na formação e um incentivo para ampliar sua contribuição ao audiovisual goiano, tanto na atuação e na realização de projetos quanto na preservação da memória cultural.

“Voltei em êxtase, com mais certeza do caminho que quero construir e ainda mais vontade de fazer a diferença no audiovisual goiano”, afirma Mateus Lemos.

Quem é Mateus Lemos?

Mateus Lemos é ator e realizador audiovisual goiano, estudante de Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ele compartilha trabalhos, projetos e registros de sua trajetória artística no Instagram, no perfil @mateusl3mos.

Categorias:
Cidades Goiânia
Tags:
Cinema Estudante Goiano rio de janeiro UEG