Cultura

Seduce inicia nesta segunda-feira os debates sobre o Fundo de Cultura 2016

A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência Executiva de Cultura,…

A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência Executiva de Cultura, começa nesta segunda-feira (25) as reuniões abertas sobre os editais 2016 do Fundo de Arte e Cultura (FAC). Segundo a pasta, o objetivo é aprimorar os editais com a participação dos artistas, produtores e demais profissionais da área da cultura.

Uma novidade anunciada referentes aos vencedores dos editais deste ano é a concessão de passagens aérea. As reuniões serão realizadas por área de fomento e vão desta segunda-feira, dia 25, a 3 de fevereiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), no 3º andar, em Goiânia. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Confira o cronograma:

Cronograma de escuta do Edital FAC 2016
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Áreas: Artes visuais – 25 de janeiro – 9h às 12h
Audiovisual – 26 de janeiro – 9h às 12h
Música – 27 de janeiro – 9h às 12h
Circo – 28 de janeiro – 9h às 12h
Dança – 28 de janeiro – 14h às 17h
Teatro – 29 de janeiro – 9h às 12h
Literatura – 29 de janeiro – 14h às 17h
Patrimônio Cultural – 1º de fevereiro – 9h às 12h
Museus, Arquivo e Biblioteca – 1º de fevereiro – 14h às 17h
Fomento à Cultura nos Municípios – 2 de fevereiro – 9h às 12h
Artes Integradas – 03 de fevereiro – 9h às 12h
Edital para concessão de passagens – 03 de fevereiro – 14h às 17h

Fundo de Arte e Cultura 2015

No último ano, o Fundo de Arte e Cultura prestigiou 205 projetos culturais da sociedade civil, que vão receber financiamento do governo estadual para executar ações nas áreas de artes visuais, fomento aos municípios, música, artes integradas, teatro, circo, dança, literatura, patrimônio e museus. No total, mais de mil propostas foram cadastradas para concorrer aos mais de R$ 25 milhões disponibilizados.

A lista oficial com os contemplados e o novo cronograma estão disponíveis nos sites do Fundo de Cultura desde o dia 16. O nome dos proponentes dos projetos foi divulgado apenas na fase do resultado final com o objetivo de garantir que os recursos da lista prévia fossem avaliados sem direcionamento, apenas pelo mérito do projeto.

No último dia 24, a secretária Raquel Teixeira anunciou que mais R$ 5 milhões estariam disponíveis para o fundo. Com esse montante, 39 projetos que não haviam sido aprovados puderam ser contemplados.