MONKEYPOX

Goiás registra 14 casos de varíola dos macacos e chega a 32, nesta segunda

Goiânia chegou a 26 confirmações

Monkeypox: Goiás registra 12 casos da doença, diz SES OMS anunciou Emergência de Saúde Pública para a doença
Foto: Freepik

Boletim da Secretaria de Estado de Saúde Goiás (SES-GO) informa que o número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) em Goiás subiu para 32 nesta segunda-feira (1º). Eram 18, segundo a última divulgação. Todos são homens com idade de 23 a 43 anos.

Só em Goiânia são 26 confirmações. Antes, eram 14, ou seja, um aumento de 12. As demais cidades que registraram a infecção são: Goiás e Luziânia, um cada – os municípios foram novidades no boletim -; Aparecida de Goiânia, dois; e Itaberaí e Inhumas, também um caso em cada.

Segundo a SES-GO, existem, ainda, 54 casos suspeitos. Destes, são 41 de Goiânia, cinco de Aparecida de Goiânia e dois de Valparaíso de Goiás. Outras cidades com suspeitas são: Inhumas, Abadia de Goiás, Chapadão do Céu, Jaraguá, Itauçu e Faina.

Vale lembrar, há um caso de morte no Brasil. Um homem de 41 anos faleceu na última sexta-feira (29), em Belo Horizonte. Ele tinha imunidade baixa e outros problemas.

A expectativa é que as primeiras vacinas contra a doença cheguem no Brasil em setembro, segundo o Ministério da Saúde. Profissionais de saúde que lidam com amostras da doença recolhidas de pacientes e aqueles que tiveram contato direto com doentes serão o primeiro grupo.