Queimadas

Goiás registra mais de 500 focos de incêndio durante final de semana

Longo período sem chuvas favorece o surgimento de queimadas

Goiás registra mais de 500 focos de incêndio durante final de semana (Foto: Divulgação)

Um levantamento realizado pela Defesa Civil Estadual e divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra que 502 focos de incêndio foram identificados somente neste fim de semana em Goiás. Entre os casos estão chamas em terrenos baldios, propriedades rurais, vegetação às margens de rodovias, áreas verdes e urbanas, entre outros locais.

No sábado (23/8), focos de incêndio foram identificados no Parque Estadual do Descoberto e no domingo (24/8) as chamas atingiram o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. O longo período de estiagem favorece essa condição. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) o Norte de Goiás está há 111 dias sem registro de chuva.

LEIA MAIS
SMS orienta população goiana sobre cuidados no tempo seco


O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de queimadas criminosas ou por descuido e reforça que denúncias podem ser feitas pelo telefone de emergência 193.

Baixa umidade do ar

Na última sexta-feira (22/8) a Cidade de Goiás registrou a menor umidade relativa do ar no estado, 8%, condição que favorece o surgimento de queimadas. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No sábado, a cidade de Paraúna marcou 9%. Segundo o instituto, a previsão é de que essa condição se prolongue por toda essa semana, com a umidade variando de 12 a 20% em parte do estado.

De acordo com a coordenadora do Inmet, Elizabeth Alves, uma bolha de ar mais seco liga o alerta vermelho em algumas regiões. “A região mais ao norte do estado deve ser afetada, passando por regiões como a Cidade de Goiás, Aragarças, Alto Paraíso e algumas cidades no Entorno do Distrito Federal. Esses locais devem registrar umidade abaixo de 12%”.