Governo de Goiás forma duas turmas de jovens do Sistema Socioeducativo
Ao todo, 25 jovens concluíram os cursos de Mecânica de Motocicletas e Mecânica de Automóveis
O Governo de Goiás formou, na última semana, duas turmas de jovens do Sistema Socioeducativo. São 12 na unidade de Formosa e 13 na de Luziânia, que concluíram, respectivamente, os cursos de Mecânica de Motocicletas e Mecânica de Automóveis.
Dos 25 formandos, são 16 com idade acima de 18 anos que foram contemplados com o Programa Crédito Social. Este distribui um kit de ferramentas para os dois tipos de mecânicas.
Em relação a formação, esta foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-GO), de janeiro a dezembro de 2022, totalizando 160 horas-aula. O período inclui teoria e prática.
Ainda sobre os kits, estes foram adquiridos com o Crédito Social e foram entregues aos socioeducandos durante a formatura. Elas servirão para quando eles iniciarem o trabalho na área, após cumprimento do período de internação.
De acordo com o governo, a qualificação faz parte do projeto de capacitação implementado no Sistema Socioeducativo, desenvolvido nas seis unidades do Estado: Goiânia, Anápolis, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Porangatu. Todas elas recebem diversos cursos e oficinas, como eletricidade básica, barbearia, artesanato, música, horticultura, confeitaria, panificação e estamparia.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, essa ação é uma oportunidade de trabalho para os jovens quando eles voltarem ao convívio na sociedade. “Com a um trabalho qualificado, esses jovens reestruturam a vida financeira, familiar, adquirem disciplina, podem fazer projetos para o amanhã. Enfim, é um recomeço de vida, de caminhos, de futuros.”