imposto

Governo diz que IPVA em Goiás vai ficar mais caro por causa da valorização dos carros

Apesar de não haver aumento na alíquota, a estimativa é que o valor do imposto seja 10% mais caro

Frota de carros envelhece e afasta Brasil das metas ambientais (Foto: Agência Brasil)
Frota de carros envelhece e afasta Brasil das metas ambientais (Foto: Agência Brasil)

Por Ana Paula Belini, do Mais Goiás

Em Goiás, o IPVA de 2023 vai ficar mais caro. Isso porque o imposto vai acompanhar a valorização dos carros novos e usados, segundo o governo do Estado. Apesar de não haver aumento na alíquota, a estimativa é que o valor do imposto seja 10% mais caro.

De acordo com a secretaria de Economia, o governo de Goiás mantém as mesmas alíquotas de IPVA há 8 anos e a justificativa para o aumento no imposto é justamente a valorização dos carros usados, em relação ao ano de 2022.

O presidente do Sindicato dos Despachantes de Goiás, Divino Eterno, explicou que há falta de peças para veículos novos, por causa da pandemia, e isso fez com os usados se valorizaram nos últimos anos. “Se o veículo tem uma valorização, ele automaticamente paga um valor mais alto de IPVA.”, disse.

Para calcular o o iposto, a Secretaria de Economia pega o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica em cima desse valor de venda uma alíquota de acordo com a categoria do veículo.

Segundo o governo, 479 mil donos de veículos que participam do programa Nota Fiscal Goiana vão ter descontos de 5% a 10% no valor do imposto. Em 2022, o governo arrecadou R$ 2,4 bilhões com IPVA. Neste ano, a expectativa é arrecadar R$ 260 milhões a mais.