GOIÁS

Governo lança novo Código de Ética do servidor após consulta pública

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (20), o novo Código de Ética e Conduta…

MDB tem candidato ao governo de Goiás desde 1982
Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Foto: divulgação/Estado de Goiás)

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (20), o novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual. O documento, que foi elaborado com respaldo popular, reúne valores que devem ser assimilados e colocados em prática pelo funcionalismo público.

O código é resultado de consulta pública realizada pela internet, em que os cidadãos disseram o que esperam do servidor. São 102 qualidades desejadas e 74 indesejadas, além de 50 comportamentos esperados e outros 65 a serem evitados.

Entre as qualidades do servidor estadual que a população mais deseja estão honestidade/integridade, respeito, cordialidade, responsabilidade, agilidade, boa vontade, transparência, competência, compromisso e empatia. Nas principais qualidades indesejadas figuram desonestidade, desrespeito, injustiça, irresponsabilidade, preguiça, má vontade, incompetência, falta de compromisso e negligência.

Durante a apresentação, o governador destacou que a finalidade é alinhar as ações do servidor para balizar decisões e para que não haja dúvidas sobre “ética, postura e espírito público”. Caiado ainda apontou uma premissa para a conduta no âmbito governamental. “Respeito ao que é o patrimônio público. Não confundir patrimônio público com patrimônio privado”, apontou.