SEGURANÇA

GPS em todas as viaturas da PM de Goiás: Estado tem 30 dias para contestar ação

Ação do MP que cobra GPS em todas as viaturas da Polícia Militar de Goiás foi recebida pela Justiça na quinta

GPS em viaturas da PM: em fase de contestação (Foto: Divulgação)
GPS em viaturas da PM: em fase de contestação (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás terá 30 dias, depois de ser citado, para contestar a ação do Ministério Público que exige a instalação de GPS em todas as viaturas da Polícia Militar. A petição foi recebida pela 6º Vara de Fazenda Pública Estadual de Goiânia na última quinta-feira (24).

O coordenador do Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial e na Segurança Pública (Gaesp), Guilherme Vicente de Oliveira, argumenta na ação civil pública que apenas a frota alugada de viaturas, que corresponde a uma fração do total, estão instalados os equipamentos de georreferenciamento.

A ACP diz que, em razão dos fatos, “busca-se a prestação jurisdicional que imponha ao Estado de Goiás a obrigação de fazer consistente na implementação do serviço de localização por satélite em todas as viaturas da Polícia Militar, considerando o descumprimento de recomendação ministerial, bem como a ação da Polícia Militar em mortes decorrentes de intervenção policial”.

Guilherme Vicente afirma que a instalação de GPS em toda a frota é essencial para que o Estado garanta o direito difuso à segurança pública e cumpra inúmeras determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) ao Brasil e do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos protocolos editados pelas Nações Unidas que estabelecem diretrizes sobre a investigação de mortes potencialmente ilegais e documentação eficaz.

GPS em viaturas: leia também