LUTO

‘Guardião do vinil’: morre seu João, dono da Som Livre do centro de Goiânia

"Um verdadeiro guardião do vinil e da história musical da nossa cidade", lamenta vereadora da capital

Morre seu João, dono da Som Livre do centro de Goiânia
Morre seu João, dono da Som Livre do centro de Goiânia (Foto: Reprodução - Instagram)

Morreu, nesta sexta-feira (25/4), João Batista, o seu João, dono da tradicional loja de discos Som Livre, no Centro de Goiânia. A informação foi confirmada pela presidente do PT Goiás, vereadora Kátia Maria. “Com imensa tristeza que recebo a notícia da partida do querido João Batista, da Som Livre. Um nome que é sinônimo de resistência, cultura e paixão pela música e pelo Centro de Goiânia. João manteve viva, na Avenida Anhanguera, por mais de 40 anos, sua loja que não era só um ponto de venda de discos — era um espaço de encontros, de troca, de memória afetiva”, escreveu nas redes sociais. “Um verdadeiro guardião do vinil e da história musical da nossa cidade.” As causas não foram reveladas.

Em vídeo publicado no perfil @lensesofgab, da fotógrafa Gab, que era amiga do empresário, ainda em fevereiro, João revela que a loja foi fundada em 1985 e se tornou referência para os amantes de música da cidade. Ele revela, ainda, que deixou o trabalho no segmento de contabilidade em 1996 para atuar no estabelecimento. “Não se esqueçam. Não é só ganhar dinheiro. Você tem que ter prazer naquilo que você faz”, diz em trecho da gravação.

João destaca que chegou em Goiânia nos anos 1970. Na época, a cidade tinha mais de 50 lojas de vinil, conforme o empresário. “Com as mudanças de tempo e o progresso, muitas coisas mudaram e deixaram de existir. Queria dar um recado para essa nova geração para não se esquecer da importância de ter o seu vinil, seu CD, o seu DVD, porque você vai ter um contato afetivo com aquilo.” A fotógrafa Gab também lamentou a passagem do amigo. “Com o coração pequeno, me despeço e peço para que sua passagem seja linda! Obrigada pelos ensinamentos e por todo o carinho. Lembro que nosso último encontro, semana passada, o senhor me disse ‘muita luz na sua caminhada, minha filha, você vai longe com seu trabalho que é lindo'”, escreveu.

O Mais Goiás tenta mais detalhes sobre o falecimento, assim como velório e sepultamento.