Saúde

Hecad celebra 2 anos de funcionamento com mais de 240 mil atendimentos

Hospital é referência no atendimento humanizado a crianças e adolescentes em todo o país e já realizou 8,8 mil cirurgias pediátricas

Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), que faz aniversário (Foto: Divulgação)
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), que faz aniversário (Foto: Divulgação)

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) celebrou no mês de fevereiro dois anos de inauguração. O Hecad já realizou mais de 244 mil atendimentos a crianças e adolescentes de todo o estado e é referência em assistência pediátrica de média e alta complexidade em todo o país.

Nesse dois anos foram mais de 8,8 mil cirurgias pediátricas, 80 mil consultas, 566 mil exames e 17 mil internações. Os números impressionam porque mostram como era imperiosa a necessidade de um hospital como esse.

Além dos tratamentos de saúde, o hospital oferece contação de histórias, oficinas pedagógicas, sessões de cinema e dinâmicas em grupo para tornar mais positiva a experiência dos pequenos em internação. O tempo de jejum pré-operatório é reduzido com a oferta de geladinhos de suco de fruta, para diminuir o desconforto e a ansiedade antes das cirurgias.

O paciente recebe também atendimento educacional, que permite a continuidade da aprendizagem enquanto a criança se recupera, evitando a defasagem quando retorna à escola. O Hecad conta ainda com passeio de carrinho elétrico até a sala de cirurgia, iluminação que simula céu estrelado e tablets para divertir os pequenos durante os exames, procedimentos e internações.

Cirurgias
O hospital realizou 8.845 cirurgias pediátricas ao longo dos dois anos de funcionamento, com marcos importantes para a medicina goiana. Com a implantação do Hecad, também foi zerada a fila de espera por cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas, condição popularmente conhecida como lábio leporino.