Homem é preso após usar documentos falsos para liberar precatórios em Petrolina de Goiás
Segundo a polícia, o suspeito é reincidente nesse tipo de crime
Um homem investigado pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20), em Natal, no Rio Grande do Norte. O suspeito, identificado como Antônio Marcos da Silva, teria tentado aplicar um golpe em julho de 2025 em Petrolina de Goiás, ao apresentar documentos falsificados em um cartório de notas.
De acordo com as investigações, a intenção de Antônio era conseguir elaborar uma procuração pública que permitiria a terceiros sacar valores de precatórios judiciais vinculados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A fraude foi detectada por funcionárias do cartório, que, ao analisarem os documentos, constataram a falsificação. O caso foi comunicado à polícia, que iniciou as investigações e identificou o autor.
A Polícia Civil informou que o investigado é reincidente nesse tipo de crime, com condenações anteriores por estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Diante da reincidência, a autoridade policial solicitou ao Judiciário a prisão preventiva, que foi concedida.
A operação foi conduzida pelo Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Petrolina, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O investigado foi localizado em Natal e, no momento da prisão, foram encontrados três documentos falsos, que, segundo a polícia, provavelmente seriam usados em novas tentativas de golpe.
As investigações continuam para apurar a possível participação de outros envolvidos nos esquemas fraudulentos.
A divulgação do nome e imagem do preso foi autorizada com base na Lei 13.869/2019 e na portaria normativa nº 547/2021/DGPC, devido ao interesse público em identificar outras vítimas dos crimes praticados por Antônio Marcos da Silva.
Leia também: