APARECIDA DE GOIÂNIA

“Homenagem dos alunos”, diz Comando de Ensino sobre ‘idolatria’ a militar em escola

O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás (CEPM) disse que o vídeo que…

MP-GO solicita informações a Colégio Militar de Aparecida sobre idolatria a funcionário (Foto: Reprodução)
MP-GO solicita informações a Colégio Militar de Aparecida sobre idolatria a funcionário (Foto: Reprodução)

O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás (CEPM) disse que o vídeo que mostra alunos do Colégio Militar Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, elogiando um militar da unidade trata-se de uma homenagem de iniciativa dos estudantes. Em vídeos que circulam nas redes sociais, alunos aparecem uniformizados, dentro de uma piscina, idolatrando um servidor. O ato foi denunciado por pais de estudantes da unidade de ensino.

Segundo a nota, o vídeo foi feito em novembro de 2021 e os ‘elogios’ fazem referência ao Dia do Diretor (12/11). “Após o treinamento da solenidade de Formatura dos 3º anos, os alunos foram na piscina numa recreação e lá fizeram uma homenagem ao Comandante da Unidade. Não foi iniciativa do Diretor, e sim, dos alunos”, destaca trecho do posicionamento enviado ao Mais Goiás.

Segundo a denúncia dos pais, os filhos estariam sendo obrigados a idolatrar um funcionário do local e o governador Ronaldo Caiado (DEM).

Os militares, no entanto, reforçam que o vídeo que circula nas redes socais está ‘fora de contexto’. “Sobre o recado ao Governador, a ação foi um ato de solidariedade, haja vista o Governador do Estado estava enfermo em São Paulo e enviou um áudio de alegria e boas vindas a Educação do Estado por ter voltado 100% presencial [sic].”

ENTENDA O CASO: Colégio Militar obriga alunos a idolatrarem funcionário e governador, dizem pais

Alunos em circuito

Um dos pais, que não quis se identificar, disse que esse tipo de situação acontece há três anos e que não se trata de ensino militar, mas de treinamento militar.  Outros registros  mostram os alunos fazendo um circuito que incluía a travessia de um lago, passar por um trecho pendurado por cordas e virar pneus.

O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás, porém, aponta que “a ação que já está na “V Edição” é totalmente programada e com a anuência de pais e alunos. É um momento de plena harmonia com instruções semelhantes às de campos militares, no entanto, o formando só participa se o pai autorizar de maneira expressa, com todo acompanhamento e cuidado”, esclarece.

Veja a íntegra do posicionamento do Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás

Acerca dos vídeos que estão circulando sobre a Unidade Militar CEPMG COLINA AZUL, esclarecemos que é totalmente sem nexo com o texto apresentado pela mídia.

Ocorre que no dia 12.11.2021, “Dia do Diretor”, após o treinamento da solenidade de Formatura dos 3º anos, os alunos na piscina numa recreação e lá fizeram uma homenagem ao Comandante da Unidade. Não foi iniciativa do Diretor, e sim, dos alunos.

No que tange “à irem para o mato”, outro fato digno de repúdio, pois a ação que já está na “V Edição” é totalmente programada e com a anuência de pais e alunos. É um momento de plena harmonia com instruções semelhantes às de campo Militares, no entanto, o Formando só participa se o pai AUTORIZAR de maneira expressa, com todo acompanhamento e cuidado.

Sobre o “recado ao Governador”, a ação foi um ato de solidariedade, haja vista o Governador do Estado estava enfermo em São Paulo e enviou um áudio de alegria e boas vindas a Educação do Estado por ter voltado 100% presencial.