PEDIATRIA

Hospital de Campanha em Goiânia vai virar Hospital da Criança em dezembro

A iniciativa no HCamp de Goiânia decorre da queda na quantidade de casos de pacientes com Covid-19 internados na unidade

Entidades se posicionam contra venda do Hospital do Servidor em Goiás
A intenção do governo é transformar a unidade hospitalar de Goiânia, que havia sido convertida em HCamp, em Hospital da Criança (Foto: Agência Brasil Central)

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp), aberto na capital para auxiliar no enfrentamento à pandemia do coronavírus, será convertido em Hospital Estadual da Criança em dezembro deste ano. A iniciativa decorre da queda na quantidade de casos de pacientes com Covid-19 internados na unidade.

Segundo informações da SES-GO, o local onde hoje funciona o HCamp será transformado em Hospital da Criança e receberá os mesmos serviços do Hospital Materno-Infantil (HMI). Ainda não há informações sobre qual será a capacidade de atendimento, uma vez que, conforme a pasta, tudo está “está sendo preparado ainda dentro do planejamento de transição”.

De acordo com a SES-GO, já existia a necessidade de ampliação do atendimento pediátrico no estado, uma vez que o HMI é uma unidade antiga e com alta demanda de atendimento pediátrico. Como as internações por Covid-19 no HCamp, que foi aberto em março de 2020 para atender pacientes com coronavírus, a pasta informou que o processo de conversão em Hospital da Criança teve início.

Ocupação do HCamp, que já chegou a 100%, hoje é de 10%

Desde o início da pandemia, a demanda no HCamp de Goiânia – aberto inicialmente com 222 leitos – permaneceu numa média preocupante. No entanto, houve períodos de picos como em fevereiro e março deste ano, quando a unidade registrou 100% de ocupação de seus leitos de UTI e enfermaria.

Hoje, esse número só chega a 10%. De acordo com o Boletim Integrado Covid-19 desta sexta-feira (19), o HCamp de Goiânia tem, hoje, 8% de taxa de ocupação de seus leitos de UTI e apenas 10,53% de ocupação das enfermarias.

Para especialistas, a queda na quantidade de internações e óbitos por Covid-19 é resultado do avanço da vacinação em Goiás. Segundo dados da SES-GO, 9,1 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Goiás até hoje