ALERTA

Hugol relata reservas críticas de sangue tipo A negativo (A-) e O negativo (O-)

"Demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem”, diz o biomédico supervisor do banco de sangue do hospital

Hugol relata reservas críticas de sangue tipo A negativo (A-) e O negativo (O-)
Hugol relata reservas críticas de sangue tipo A negativo (A-) e O negativo (O-) (Foto: Hugol)

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta que as reservas de sangue do tipo A negativo (A-) e O negativo (O-) estão em estado crítico. Por causa disso, o Banco de Sangue da unidade precisa de doações urgentes neste fim de ano.

De acordo com o Hugol, é comum haver a diminuição das doações em decorrência das festividades de final de ano. Neste período, contudo, ocorre o aumento pacientes politraumatizados que precisam de bolsas de sangue, conforme o biomédico supervisor do banco de sangue do Hugol, Wilson Moreira Torres Junior.

“O hospital não para. No final do ano, devido as festividades e viagens de férias, temos muitos acidentes e o Hugol é referência em atendimentos de urgência. Então, a demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem”, explica.

Assim, ele reforça que a conta nem sempre fecha. “Por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade, principalmente nessa época”. De acordo com ele, as doações podem ser feitas no banco de sangue de segunda a sexta, de 7h às 18h30; e no sábado, de 7h às 12h.

Interessados em doar precisam estar saudáveis. Além disso, é preciso ter entre 16 e 69 anos; pesar mais e 50 kg; e apresentar documento com foto. Idosos podem doar, desde que já tenham feito a ação pela primeira vez antes dos 60 anos.

Menores com 16 e 17 anos que quiserem doar precisam da autorização dos pais. Outras informações estão disponíveis pelos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662.