Vídeo: Idosa de 84 anos realiza sonho de independência ao comprar triciclo no Entorno: “quero ser livre”
Moradora de Santo Antônio do Descoberto, dona Maria Rita virou símbolo de autonomia e coragem para a família
Uma idosa de 84 anos vem esbanjando independência com passeios de triciclo pelas ruas de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal (DF). A espirituosidade de Dona Maria Rita Oliveira chama atenção nas redes sociais e já ganhou repercussão nacional depois que a família divulgou vídeos que mostram o ímpeto do ir e vir e a realização de um ‘sonho de liberdade’ na terceira idade. “Eu quero ser livre”, expressa mulher no grupo de mensagens da família.
Aposentada, a protagonista da história afirma que decidiu comprar o veículo com as próprias economias. O triciclo, de cor vermelha, tem farol, setas, buzina e marcha à ré. Nas imagens divulgadas, ela aparece sorrindo e conduzindo o veículo com tranquilidade pelas ruas da cidade.
Segundo a filha, Renata Oliveira, a decisão surgiu após uma conversa durante uma consulta médica.
“A médica do nosso coração perguntou se ela ainda tinha algum sonho a realizar, agora com 84 anos. Sem hesitar, disse que queria um triciclo”, relatou.
Ainda conforme Renata, mesmo após receber orientações médicas para evitar riscos de queda, a mãe foi direta ao explicar o motivo do desejo. “Mais que depressa, ela respondeu: ‘Eu quero ser livre!’”, contou a filha.
Comprou triciclo e saiu sem avisar
Determinada, Maria Rita comprou o triciclo e saiu para passear sem avisar ninguém da família e sem levar o celular. O sumiço causou preocupação entre filhos e parentes, que passaram a procurar por ela pela cidade. Pouco tempo depois, a apreensão deu lugar ao alívio quando a idosa enviou uma mensagem no grupo da família.
“Mal saiu da consulta, pegou suas economias, investiu no veículo e sumiu num ‘rolê’ pela cidade, sem celular, sem avisar ninguém”, descreveu Renata. “Enquanto todos estavam à procura da matriarca, ela mandou um áudio no zap da família, deixando todo mundo mais tranquilo, ou não”, brincou.
Leia também:
De Santo Antônio do Descoberto para o Mundo
O primeiro vídeo foi publicado em dezembro de 2025, mas voltou a circular recentemente. Internautas elogiaram a vitalidade da idosa e destacaram que sonhos e autonomia não têm idade. “Liberdade total para nós idosos, já uso triciclo a 10 anos, sai um modelo novo tô comprando”, disse um comentário. “Quero ser assim no furturo”, escreveu outro.
O episódio, que começou como um susto, acabou se transformando em orgulho. Para a filha, o mais importante é respeitar a vontade da mãe. “Nunca é tarde pra liberdade cantar. Muito prazer em te presentar: essa é minha mãe”, escreveu Renata ao divulgar a história.