Idoso que vivia em meio ao lixo é resgatado em Anápolis
Uma ambulância foi acionada para o resgate do morador
Um idoso de 81 anos foi resgatado nesta quarta-feira (10/12) vivendo em condições insalubres em uma residência localizada no Bairro Boa Vista em Anápolis. A situação foi descoberta durante um trabalho de vistoria de agentes de endemia, que realizavam ações de combate à dengue na cidade. Ao chegarem no local, eles se depararam com grande acúmulo de lixo, presença de água parada, insetos, diversas pragas e inclusive a presença de ratos.
Toda a situação colocava em risco a vida do morador e de todos os vizinhos da região, especialmente nesse período marcado por chuvas em todo o estado. Diante da gravidade encontrada no local, os agentes acionaram a Vigilância Sanitária, que organizou uma força-tarefa.
Os agentes realizaram a limpeza do imóvel, a retirada dos entulhos, do lixo acumulado e pontos de água parada, possíveis criadouros do mosquito da dengue. Após isso, o idoso também foi atendido, pois apresentava sinais evidentes de vulnerabilidade extrema.
Leia mais:
Três idosos são resgatados de abrigo clandestino em Aparecida de Goiânia
Idoso foi encaminhado ao hospital para atendimento médico
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionada para o atendimento emergencial e encaminhou o idoso até o Hospital Alfredo Abrahão, onde passou por avaliação médica e deverá realizar exames complementares para verificar seu estado de saúde geral.
A equipe da assistência social coletou informações sobre o idoso para tentar identificar possíveis familiares e verificar se existe algum vínculo que possa oferecer suporte. Caso não sejam encontrados parentes próximos, o município deverá garantir o acompanhamento contínuo, oferecendo proteção social, atendimento médico e suporte adequado.