MPGO

Imagens são apreendidas na casa de acusada de vilipendiar objetos de culto, em Goiânia

Foram apreendidos na residência de Ana Paula Dornelas Guimarães de Lima, artista plástica conhecido por…

Foram apreendidos na residência de Ana Paula Dornelas Guimarães de Lima, artista plástica conhecido por Ana Smile, 12 imagens de santos que serviriam de prova quanto ao crime de vilipêndio pelo qual ela é acusada. A artista se tornou centro de polêmica neste ano por divulgar e vender na internet peças produzidas por ela em que imagens de santos são retratados como personagens da cultura popular.

As apreensões desta terça (16) foram feitas em cumprimento a mandado de busca e apreensão, conforme requerido cautelarmente pelo promotor de justiça Luís Eduardo Barros Ferreira. De acordo com o Ministério Público de Goiás (MPGO), Ana Smiles já havia sido proibida em decisão liminar, no final de maio deste ano, de expor as imagens na internet e na sua página pessoal, em ação de obrigação de fazer movida pela Arquidiocese de Goiânia, que tem como objetivo proibi-la de fazer as imagens e a vendê-las.

O descumprimento dessa ordem e a “pouca importância” dada por Ana Smile quanto a eventuais problemas na Justiça, conforme divulgado na imprensa local, somado à necessidade de produção de prova material do crime, motivou o pedido cautelar, afirma o órgão. Ao todo, foram apreendidas imagens de gesso de São Judas, de São Benedito, de frei, do papa e de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em relação ao suposto crime contra o sentimento religioso, por vilipêndio público de objeto de culto, o promotor de Justiça informa que o processo administrativo contendo a noticia crime imputada a Ana já foi autuado e designada audiência preliminar para o dia 28 de setembro, às 15h20, no 3° Juizado Especial Criminal.

A Arquidiocese questiona a produção de escultura de Ana Smile por entender que ela afronta o sentimento religioso, ao reproduzir imagens de santos e ícones religiosos caracterizados como super-heróis e outros personagens de desenho animado.