EXPECTATIVA

Início de vacinação por idade em Goiás depende do envio de novas doses pelo MS

O Governo Estadual anunciou, na tarde de quinta-feira (27), que vai vacinar a população em…

Luziânia inicia vacinação de pessoas a partir dos 50 anos no sábado
(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O Governo Estadual anunciou, na tarde de quinta-feira (27), que vai vacinar a população em geral contra Covid-19 por ordem decrescente de idade. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que o Ministério da Saúde (MS) envie novas doses dos imunizantes ao estado. A expectativa é que uma remessa seja enviada ao território goiano neste final de semana. Caso se concretize, a imunização por faixa etária pode ter início na próxima segunda-feira (31).

Segundo a Secretaria da Saúde (SES-GO), porém, o envio das doses é definido pelo MS e é preciso aguardar a nova remessa para dar início à já mencionada etapa de vacinação contra o novo coronavírus.

A mudança no foco da imunização em Goiás foi aprovada pelo Ministério da Saúde, após solicitação do secretário de saúde e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), Ismael Alexandrino.

A proposta coloca a vacinação por idade decrescente, com reserva para professores e profissionais de educação, além dos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A avaliação dos gestores é que a vacinação está emperrada. Com a mudança, os municípios poderiam imunizar pessoas por idade, o que aumentaria a amplitude de grupos imunizados.

Com a mudança, a partir das próximas remessas, passarão a ser vacinados tanto os grupos prioritários quanto aqueles que não se encaixam em nenhum dos perfis. Em Goiás, 30% das doses serão para grupos prioritários e 70% para a população geral, a partir dos 59 anos.