Impunidade

Lewandowski suspende condenação de Marcelo ‘Zói Verde’

Marcelo Gomes de Oliveira, conhecido como “Zói Verde”, agora está oficialmente livre. Em decisão assinada…

Marcelo Gomes de Oliveira, conhecido como “Zói Verde”, agora está oficialmente livre. Em decisão assinada no dia 04 de abril, o ministro Ricardo Lewandowski decidiu suspender a condenação do traficante por considerar que a Justiça Federal é incompetente para julgar o caso. As informações são do G1.

Segundo a decisão, não ficou comprovado que Marcelo realizava tráfico internacional de drogas e, por isso, a Justiça Federal não poderia julgar tal ação. A defesa de quatro integrantes do grupo do traficante também pediu que o benefício se estendesse a eles, o que foi deferido. Por isso, também tiveram os procedimentos suspensos José Carlos Moreira da Cunha, Wender Cambraia de Souza, Vando Célio Pereira dos Santos e Erly de Rezende. A decisão tem caráter liminar, ou seja, o mérito ainda será julgado pela 2ª Turma do STF sem data definida.

Conhecido como o maior traficante de Goiás, Zói verde foi preso em maio de 2014, em Brasília. Em junho de 2015 ele foi condenado pela Justiça Federal a 42 anos e cinco meses de prisão. A defesa, contudo, entrou com recurso argumentando que a Sessão Judiciária do Estado era incompetente para julgar o caso. Ainda em 2015, Marcelo foi solto e nunca mais foi visto.