TRANSPARÊNCIA

Licitação de radares é adiada mais uma vez em Goiânia

Com abertura prevista para terça-feira (25), o certame ficou adiado para o dia 23 de maio de 2023. Ele já havia sido marcado para 13 de março

A prefeitura de Goiânia adiou mais uma vez o pregão para contratação de empresa especializada na locação de radares de trânsito e demais equipamentos para fiscalização eletrônica. Com abertura prevista para terça-feira (25), o certame ficou adiado para o dia 23 de maio de 2023.

A justificativa da prefeitura para um novo adiamento é análise de impugnação. O processo de licitação passou por três pedidos de impugnações. Dentre elas da Eliseu Kopp & CIA. LTDA., da Labor Engenharia e Tecnologia e da Velsis Sistemas e Tecnologias Variadas.

No ano passado, houve tentativa de realização do pregão, mas foi adiado por medida cautelar do Tribunal de Contas do Município (TCM). O órgão recebeu denúncia de uma empresa interessada no certame de que o Paço tinha escolhido com um método inadequado.

Já neste ano, o pregão chegou a ser marcado para o dia 13 de março, mas a prefeitura acabou adiando, na ocasião, “sine dia“, ou seja, sem data específica, com a mesma justificativa de análise das impugnações.

O edital da prefeitura prevê a instalação de 862 equipamentos, entre radares, sistema de videomonitoramento e Centro de Controle Operacional, em dois lotes, no valor total de R$ 292.561.196,85.

Licitação

A Eliseu venceu a última licitação feita pela prefeitura, em 2016, e no ano passado teve um contrato aditivado por mais 12 meses ou até que o processo licitatório fosse finalizado. Esse acréscimo no contrato foi de R$ 14,5 milhões.