Limpeza de córrego contaminado por óleo diesel em Senador Canedo deve demorar mais 3 meses
Empresa responsável pelo acidente foi multada em R$ 1 milhão

A descontaminação do córrego atingido por um vazamento de 20 mil litros de óleo diesel em Senador Canedo deve levar pelo menos mais três meses para ser concluída. O acidente ocorreu no dia 6 de maio, quando um caminhão-tanque tombou entre os bairros Morada do Sol e Residencial Hebrom, derramando o combustível no curso d’água.
Conforme a prefeitura da cidade, equipes especializadas contratadas pela empresa responsável trabalham diariamente no local, mas o processo é lento devido à extensão do dano, visto que o óleo percorreu cerca de 5 km pelo córrego antes de ser contido.
Uma represa na região do Jardim das Oliveiras, que representa 5% do abastecimento da cidade, também foi afetada e permanece interditada como medida de segurança. A captação de água no local só deve ser retomada após laudos técnicos atestarem a qualidade, o que pode levar até 90 dias.
Fiscais da Amma acompanham os trabalhos, que também são monitorados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A empresa, além de pagar uma multa de R$ 1 milhão, foi obrigada a apresentar um plano de recuperação ambiental e arcar com todas as etapas de despoluição.
A transportadora apresentou uma defesa administrativa à Amma, que ainda está em análise. No entanto, o MPGO avalia mover uma ação civil pública contra a empresa por danos ambientais.