Lixão em Padre Bernardo registra novo desmoronamento com contaminação de córrego
É o terceiro deslizamento de resíduos no lixão de Padre Bernardo, o segundo que atinge o córrego Santa Bárbara
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou, na tarde desta terça-feira (25), que foi notificada a respeito de um novo desmoronamento de resíduos sólidos no lixão da empresa Ouro Verde, no município goiano de Padre Bernardo. Essa é a terceira vez que parte da montanha de lixo cede no local, e a segunda em que o córrego Santa Bárbara é contaminado.
O desmonamento aconteceu durante a madrugada dessa terça. De acordo com o Centro de Informações Hidrológicas e Metereológicas da Semad (Cimehgo), choveu por volta de 140 milímetros da região nas últimas horas, volume que é considerado alto e que pode ter contribuído para o incidente.
O deslizamento aconteceu na pilha antiga, a mesma em que houve o primeiro desmoronamento, no dia 18 de junho de 2025. E não na pilha nova, formada com o que foi retirado do leito do córrego Santa Bárbara depois do primeiro episódio.
O segundo desmoronamento ocorreu no dia 12 de novembro, e naquela ocasião caíram 3 mil toneladas de lixo sobre uma grota seca perto da célula de disposição de resíduos.
A Semad lembra, por força de uma portaria assinada pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis, o consumo de água do córrego está proibido desde o dia 19 de junho.
Ainda não se sabe qual volume de lixo deslizou agora. Uma equipe da Semad vai ao local amanhã para tomar providências. A pasta afirma que é provável que haja lavratrura de novo auto de infração pelo descumprimento do dever de estabilizar o maciço.
Leia também
- Lixão de Padre Bernardo: empresa conclui retirada do lixo que desmoronou
- Lixão de Padre Bernardo: empresa argumenta que volume aumentou e pede novo prazo para remover lixo
- Responsável pelo lixão de Padre Bernardo apresenta plano de ação, mas Semad indefere
- Lixão de Padre Bernardo: 35% do lixo que desmoronou já foi removido