PREJUÍZO

Loja de Goiânia tem princípio de incêndio após sobrecarga de energia

Segundo a proprietária, o local ficou tomado de fumaça e todos os equipamentos eletrônicos inutilizados após uma sobrecarga de energia

Loja de Goiânia tem princípio de incêndio após falha no fornecimento de energia
Segundo a proprietária, o local ficou tomado de fumaça e todos os equipamentos eletrônicos inutilizados após uma sobrecarga de energia (Foto: Arquivo pessoal)

Uma loja de cosméticos de Goiânia teve um princípio de incêndio após uma sobrecarga de energia elétrica, no último domingo (26). O estabelecimento fica em uma galeria comercial no setor Bueno. Segundo a proprietária, o local ficou tomado de fumaça e todos os equipamentos eletrônicos inutilizados após a voltagem do local ir de 220 para 350 volts, o que ocasionou o problema.

O caso ocorreu por volta das 18h de domingo. Ao Mais Goiás, a proprietária da loja de cosméticos, Letícia Sebba, relatou que todas as lojas da galeria enfrentaram instabilidade de energia durante todo final de semana.

Por um grupo de Whatsapp dos lojistas, a mulher foi informada que outros comerciantes tiveram vários equipamentos queimados e lâmpadas estouradas. Mesmo sem ter produtos perecíveis, Letícia decidiu checar a situação de sua loja. Ao abrir a porta do local, a comerciante tomou um susto ao ver o estrago.

“Nós sentimos um cheiro de queimado e, quando subi a porta, vi a loja tomada de fumaça e a labareda de fogo [no interruptor da loja]”, disse. Segundo Letícia, ela e o namorado conseguiram desligar os disjuntores e usar o extintor de incêndio para apagar o fogo que já podia ser visto no interruptor. “A parede ficou preta. Queimou computador, televisão, queimou tudo”, contou.

Sobrecarga de energia

Letícia acionou a Enel Goiás, que prometeu reparos na rede de energia e justificou o ocorrido como uma falha no fornecimento de energia. Conforme um técnico da empresa, as unidade da galeria são abastecidas com a voltagem de 220 volts. No entanto, a intensidade recebida pelas lojas foi de 350 volts no final de semana, o que acabou culminando numa sobrecarga que queimou os equipamentos.

Sobrecarga de energia foi responsável por prejuízo de comerciantes (Foto: Arquivo pessoal)

Kênia Alves, a proprietária de uma padaria que fica na galeria, relatou ao Mais Goiás que está sem energia desde a madrugada de sábado. A comerciante afirmou que o fornecimento fica oscilando e apontou o mesmo problema de sobrecarga, o que fez com que vários freezeres, geladeiras e lâmpadas queimassem. O prejuízo é de mais de R$ 150 mil..

Quando falaram com a reportagem, na tarde desta segunda-feira (27), tanto Letícia quanto Kênia disseram que a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida. Segundo Letícia, o prejuízo ainda está sendo calculado. No entanto, adiantou que se não tivesse passado para checar a loja, poderia ter havido um incêndio que tomaria toda a galeria.

Enel Goiás diz que trabalha para normalizar energia

Em nota enviada ao Mais Goiás, a Enel Distribuição Goiás informou que uma equipe está trabalhando no local da galeria para normalizar o fornecimento de energia “o mais breve possível”. Sobre a sobrecarga de energia verificada, “a distribuidora esclarece que técnicos identificaram um transformador queimado, que está sendo substituído por um equipamento novo”, disse.

Sobre os prejuízos dos comerciantes, a empresa afirmou que entrará em contato com o cliente para orientar e acompanhar o ingresso do processo de ressarcimento por danos elétricos. Veja abaixo:

“A empresa ressalta que indeniza os clientes que tiveram danos elétricos nos casos em que fique comprovada a responsabilidade da distribuidora, conforme definido pela Resolução Normativa n° 414/2010, da Aneel. A Enel orienta que o responsável pela unidade consumidora formalize o pedido de ressarcimento pela agência virtual no site da empresa, pelo Facebook ou Twitter, pela Central de Atendimento (0800-062-0196) ou pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, informando sempre o número da unidade consumidora, a data e o horário aproximado do acontecido e os equipamentos danificados (marca e modelo).”