Lotação de UTIs segue alta durante escalonamento em Aparecida
Leitos privados para Covid-19 está sem vagas e ocupação de leitos públicos exclusivos para a doença chega a 94%
No segundo dia de flexibilização de atividades por escalonamento em Aparecida de Goiânia, a taxa de ocupação total de leitos públicos exclusivos para Covid-19 beira à lotação máxima. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ocupação dos leitos públicos está em 94% e a dos privados, em 100%. A taxa de ocupação do total de UTIs do município está em 100%.
Acompanhe a taxa de ocupação de leitos do município no gráfico abaixo:
A proximidade do colapso hospitalar em meio à flexibilização do comércio por escalonamento é atestado pelo aumento vertiginoso de novos casos confirmados da doença no município. Como noticiado pelo Portal Mais Goiás, o aumento de novos casos da infecção em Aparecida cresceu mais de 300% entre os dias 5 de fevereiro e 11 de março.
Na última segunda-feira (15), Aparecida de Goiânia registrou o aparecimento de 272 novos casos de Covid-19 no município. O registro de incidência de confirmações da infecção entre os dias 8 e 9 de fevereiro foi de 100 novas detecções.
Acompanhe o surgimento de novos casos de Covid-19 em Aparecida no gráfico abaixo:
Flexibilização do comércios
Em meio a situação caótica do sistema de saúde de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha decidiu adotar a flexibilização do comércio por escalonamento que teve início nesta segunda-feira (15). Desde a última semana, o gestor público esteve sob pressão de vários representantes dos segmentos do comércio e indústria da região.
A nova portaria publicada pela prefeitura de Aparecida, amplia o rol de atividades econômicas que podem funcionar na cidade, mas impõe dias de restrições ao funcionamento do comércio por macrorregiões do município.
As determinações de fechamento seguem a orientação do cenário da transmissão da doença na cidade, medido pela prefeitura. No atual cenário, laranja, cada macrorregião fecha por dois dias na semana.