TRÂNSITO

Mabel avalia restringir motos apenas às faixas exclusivas de ônibus em Goiânia

Objetivo é aumentar a segurança, principalmente em locais de tráfego intenso

Mabel avalia restringir motos apenas às faixas exclusivas de ônibus em Goiânia
Mabel avalia restringir motos apenas às faixas exclusivas de ônibus em Goiânia (Foto: Ruber Couto - Prefeitura de Goiânia)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), disse que estuda proibir a circulação de motocicletas entre os carros nos trechos em que houver faixa exclusiva de ônibus. A fala ocorreu durante reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), nesta segunda-feira (28), na sede da Fecomércio, na capital.

Ainda conforme o gestor, a restrição de motocicletas em outras faixas – quando houver a exclusiva de ônibus – visa aumentar a segurança no trânsito, principalmente em locais de tráfego intenso. Desde o começo do ano, motociclistas podem circular nos corredores de ônibus.

A liberação está prevista em avenidas como T-63, T-7, T-9, 85, Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand – BRT Norte/Sul e o Eixo Anhanguera estão fora da permissão e vão permanecer. Nesta segunda, ele reforçou que o objetivo da medida é melhorar a mobilidade urbana, com atenção à segurança dos motociclistas e demais usuários.

Ainda conforme a prefeitura, a ideia é monitorar os impactos e ajustar, a partir dos dados conseguidos. A informação foi divulgada pelo Diário de Goiás.

Nova Mobilidade

Na ocasião, Mabel também apresentou o programa Nova Mobilidade, durante o lançamento do projeto nacional “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações de Mobilidade Urbana (Simu)”. O projeto atua em três eixos principais, conforme o prefeito. São eles: nova RMTC, novo trânsito e mobilidade ativa.

As ações incluem a criação de 36 corredores estruturais com faixas preferenciais para ônibus e bicicletas, sincronização de mais de 80 cruzamentos, conversões livres à direita e operação de semáforos em tempo real por meio da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT). O prefeito informou, ainda, que nos corredores já metronizados, a velocidade dos ônibus subiu para até 23 km/h, com redução de até 80% nas paradas em semáforos.

Antes, os ônibus paravam em cinco a seis semáforos a cada dez cruzamentos. Agora, completam trajetos inteiros com, no máximo, uma parada.

LEIA TAMBÉM:

Leonardo sai da ‘lista suja’ do trabalho escravo após acordo com MPT; entenda