Mabel diz que vai levar jornalistas para ‘fazer um lanchinho’ no lixão de Goiânia
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), declarou nesta sexta-feira (22) que pretende organizar…
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), declarou nesta sexta-feira (22) que pretende organizar uma visita com jornalistas ao aterro sanitário da capital. A proposta, segundo ele, visa mostrar que o local está “bem-arrumado”, sem presença de mau cheiro, lixo exposto ou proliferação de mosquitos. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em um evento no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).
“Queria levar a imprensa lá no aterro. Vocês darem uma volta, vou fazer um lanchinho com vocês lá em cima. Vocês vão ver que lá não tem cheiro de nada, não tem mosquito, não tem nada”, afirmou o prefeito durante entrevista coletiva.
Mabel disse ainda que as imagens que eventualmente mostram lixo a céu aberto retratam apenas o trecho onde ocorre o descarregamento diário dos caminhões, e que esse material é imediatamente coberto com terra. “O que nós temos de lixo aberto é só o operacional. O aterro nosso está super bem controlado”, garantiu.
De acordo com ele, o chorume gerado no local também está sob controle e passará por um novo tratamento. “Estamos comprando um equipamento que custa quase R$ 10 milhões e vai chegar daqui a um ano. Ele trata e a água fica limpinha”, acrescentou. Ao final, afirmou que o aterro “volta para a Comurg”, indicando que a gestão permanecerá sob responsabilidade da Companhia de Urbanização de Goiânia.
A declaração ocorre em meio a discussões sobre a regularização ambiental do aterro e medidas de controle. No início do mês, a Justiça havia determinado o desbloqueio da Comurg no sistema estadual de resíduos (MTR-GO), permitindo que a companhia retomasse a operação, decisão que foi posteriormente contestada pela Secretaria de Meio Ambiente. A liminar, no entanto, continua válida e garante provisoriamente a gestão da área pela companhia municipal.