Abandono de incapaz

Caldas Novas: Mãe é presa após deixar filha autista sozinha em casa suja

A suspeita, que já possui antecedentes por furto, receptação e posse de drogas, alegou ter saído para buscar outro filho na escola

Imagem da mulher presa
Mãe alegou ter ido buscar outro filho na escola (Divulgação PCGO)

Uma mulher de 31 anos foi presa em flagrante suspeita de maus-tratos e abandono da própria filha de apenas 3 anos. Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caldas Novas, a menina, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), foi deixada sozinha em casa. A prisão ocorreu na terça-feira (9/9), após a denúncia ter sido registrada pela Ouvidoria de Direitos Humanos pelo Disque 100.

Na residência da família, os investigadores encontraram a criança deitada sobre um cobertor no chão da sala, sem supervisão. Segundo informações da DPCA, a menina, que necessita de terapia multiprofissional devido ao diagnóstico de autismo, não está em acompanhamento médico. Ela estava em um ambiente insalubre, com muita bagunça e sujeira. A genitora só retornou para casa cerca de 45 minutos depois e alegou que havia ido buscar outro filho de dois anos na escola.

Leia mais

Preso em Goiânia por maus-tratos aos filhos, pai justifica: ‘Custosos e desobedientes’
Orizona: Suspeita de maus-tratos contra marido idoso e filho deficiente tem prisão mantida

Imagem da criança
Denúncia foi registrada pelo Disque 100 da Ouvidoria de Direitos Humanos (Divulgação PCGO)

O Conselho Tutelar foi acionado e entregou as crianças aos cuidados de familiares, enquanto a mãe foi encaminhada à Central de Flagrantes. Em consulta aos sistemas policiais, verificou-se que a suspeita já possui antecedentes criminais, sendo por furto, receptação e posse de drogas para consumo próprio.

O caso segue sob investigação da DPCA, que irá avaliar as condições de cuidado da mãe e acompanhar o bem-estar das crianças.

Imagem interna da casa
Caso ocorreu após denúncia de maus-tratos à menina de 3 anos (Divulgação PCGO)

De acordo com o Código Penal brasileiro, o abandono de incapaz é tipificado e prevê pena de reclusão de seis meses a três anos, além de multa, dependendo da gravidade do caso e das condições de vulnerabilidade do menor. Autoridades reforçam que denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, canal disponível em todo o país para proteger crianças e adolescentes de maus-tratos e situações de risco.

Leia também

GO: Mãe que torturou e ameaçou jogar filha bebê pela janela comemora perda da guarda
Mãe é presa em Anápolis após agredir filha bebê para forçar volta com ex