COVID

Médico goiano defende que máscara deixe de ser obrigatória em ambientes abertos

Para Marcelo Daher, o uso de máscara deve permanecer somente em ambientes fechados onde haja aglomerações

A SES-GO confirmou 16 novos casos da variante ômicron e número já chega a 38, com 4 em Goiânia (Foto: Agência Brasil)

Com a queda no número de casos e óbitos por Covid-19 em Goiás, efeito da vacinação, a suspensão do uso de máscara em ambientes abertos deve começar a ser avaliada. É o que alega o médico infectologista Marcelo Daher, que disse que o item de proteção cumpriu sua função de reduzir a transmissão do coronavírus, mas que, no atual momento, pode começar a ser usado somente em ambientes fechados e com aglomerações.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Daher diz ser notório que a máscara cumpriu seu papel de maneira importante num momento em que não tínhamos vacinas. Porém, num momento em que uma redução das contaminações e mortes pela Covid-19 já é notada, a máscara pode ser desnecessária em alguns tipos de ambientes.

Assista ao vídeo em que o médico fala da máscara obrigatória

“A gente tem que começar a pensar a suspensão da máscara em alguns ambientes, ambientes abertos onde tem uma excelente circulação. Agora, em ambientes médicos, com muitas pessoas, aglomerações, a máscara ainda é necessária”, disse.

O infectologista destacou ainda a importância da imunização contra a doença do coronavírus, que até o momento já matou quase 24 mil pessoas somente em Goiás. “Temos que lembrar que o que conseguiu controlar e está conseguindo reduzir drasticamente o número de casos é a vacinação. É muito importante que quem tomou um a dose só faça a segunda dose, e quem está elencado para a terceira dose, faça a terceira dose, pois isso é importante pra manter a doença em declínio”, concluiu.