Menina de 18 anos internada no Hugo não foi intoxicada com metanol, diz Saúde
Menina de 18 anos foi internada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) com sintomas parecidos ao da intoxicação por metanol
A Secretaria de Estado de Saúde informou que a menina de 18 anos, residente em Senador Canedo, que foi internada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) não foi intoxicada por metanol presente em bebida alcoólica, como chegou a se suspeitar. Com essa atualização, agora são três os casos investigados e dois já descartados.
O primeiro deles é o de uma mulher de 25 anos, moradora de Itapaci, que está internada desde sexta-feira (3) no Hospital do Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Essa paciente consumiu álcool em Guarinos horas antes de passar mal. Embora esteja respondendo ao tratamento e tenha melhorado o quadro clínico, o que possibilitou a extubação, o estado dela ainda é grave.
O segundo caso sob investigação é o de um homem que está em protocolo de morte encefálica. Ele mora em Padre Bernardo e deu entrada no pronto-socorro em Brazlândia na madrugada de sexta, sendo depois transferido para o Hospital de Base de Brasília. O paciente tem 47 anos, é obeso, hipertenso e evoluiu com insuficiência respiratória aguda, o que demandou cuidados intensivos. Foram encontrados cerveja, vodka, outros destilados e energético no carro do paciente. As bebidas foram compradas numa localidade chamada Vendinha, próxima a Padre Bernardo.
O terceiro caso é o de um rapaz de Formosa, de 20 anos, que já recebeu alta. Ele foi internado na sexta, no Hospital Estadual de Formosa, depois de haver consumido vodca. Com o passar dos dias, ele diminuiu as queixas e disse que a turbidez na visão havia diminuído. A alta foi dada no dia 4 de outubro.
Outro caso descartado
Antes do caso da menina de Senador Canedo, a SES já havia descartado um caso que vinha sendo investigado como possível contaminação por consumo de álcool com metanol. Tratava-se de um homem de 25 anos, do município de Bom Jesus de Goiás.
O paciente foi internado no Hospital Municipal de Bom Jesus, no dia 4 de outubro, com muita dor abdominal, vômitos e visão turva. CIATox avalia ter sido outro tipo de intoxicação, com causa ainda a esclarecer. Foram solicitados exames adicionais e está em acompanhamento junto à unidade de saúde.
Leia também
- Goiás investiga intoxicação por metanol em pacientes graves e morte encefálica
- Goiás consegue 27 ampolas com antídoto para intoxicação por metanol no Hospital das Clínicas
- Mulher com suspeita de contaminação por metanol estava em Pilar de Goiás quando passou mal
- Casos de metanol derrubam vendas de bebidas em SP; em Goiânia, setor não identifica mudanças