CARÁTER PREVENTIVO

Metanol: operação contra falsificação de bebidas em Goiás vai inspecionar rótulos, selos e armazenamento

Força-tarefa será lançada nesta quinta-feira (2/10), em meio à crise causada pela contaminação de humanos por metanol

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) lança, nesta quinta-feira (02/10), uma operação integrada com foco no combate à falsificação de bebidas em bares e distribuidoras de todo o estado. Durante a força-tarefa, equipes vão realizar fiscalizações simultâneas em diferentes municípios, inspecionando rótulos, selos fiscais e condições de armazenamento dos produtos, além de verificar se os estabelecimentos cumprem as normas legais de comercialização. A medida acontece após episódios de contaminação de humanos por metanol, no Brasil

LEIA TAMBÉM: Crise do metanol: sindicato dispara alerta a bares e restaurantes de Goiás

Sobe para 5 número de mortes por intoxicação com metanol em SP, afirma secretário da Saúde

A ação reúne todas as forças de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, equipes da Secretaria de Estado da Saúde, através da Vigilância Sanitária e Procon-GO, que atuarão em conjunto para fiscalizar estabelecimentos, verificar a procedência dos produtos e coibir práticas criminosas. O Procon-GO orienta os consumidores e reforça a importância de verificar a procedência das bebidas antes da compra.

A iniciativa tem caráter preventivo e surge em meio à crise registrada em razão de bebidas falsificadas, que resultaram em mortes e internações em estados brasileiros. Em Goiás, até o momento, não há registros de casos semelhantes. No entanto, segundo o secretário de SSP, o Governo Estadual trabalha com o princípio da antecipação, adotando medidas antes que problemas se instalem.

LEIA MAIS