FILA DE ESPERA

“Minha filha pode morrer”, conta mãe de criança de 4 anos que aguarda cirurgia, em Anápolis

Taylane Vitória é uma criança de 4 anos, que aguarda mais de três meses para…

Criança internada em Anápolis
A criança está internada na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis. (Foto: Arquivo Pessoal)

Taylane Vitória é uma criança de 4 anos, que aguarda mais de três meses para se submeter a uma cirurgia de gastrostomia, que é a fixação de uma sonda alimentar, em Anápolis. Ao Mais Anápolis, a mãe da menina, Vanessa de Souza, informou que Taylane foi encaminhada no último domingo (19) para a Santa Casa de Misericórdia, porém a unidade não tem previsão de quando o procedimento será realizado.

De acordo com a mãe, a menina nasceu com Hidrocefalia e não consegue se alimentar normalmente pela boa, pois engasga. “Uma criança saudável de 4 anos pesa em média 17 quilos, a minha filha tá pesando seis quilos. Essa cirurgia é essencial para a minha filha se alimentar e sobreviver”, conta angustiada Vanessa.

À reportagem, a mãe relatou que a Regulamentação, responsável por marcar os procedimentos médicos, tinha agendado a cirurgia no Hospital Alfredo Abrahão, porém não foi realizada, porque a unidade não tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Eu tive que ir atrás do cirurgião e explicar para ele a situação da minha, isso sem ser informada de nada, porque não recebi nenhuma ligação sobre a cirurgia. O médico disse que a unidade que faz o procedimento, é a Santa Casa”, conta Vanessa.

Já angustiada e vendo a filha atrofiar, Vanessa usou as redes sociais para denunciar o descaso. “Só depois que eu comecei a reclamar nas redes sociais, é que eles me transferiram para a enfermaria da Santa Casa, mas mesmo assim não tem previsão de quando será a cirurgia”, conta a mãe.

Segundo a mãe da criança, a Santa Casa havia dito que está aguardando uma vaga na UTI para realizar a cirurgia. “Enquanto isso, a minha filha está internada na enfermaria, junto com várias pessoas e até infectados com a Covid-19. Estou com medo de algo pior aconteceu com a Taylane”, desabafa Vanessa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente foi transferida da UPA Pediátrica para a Santa Casa no início da noite de domingo para realização do procedimento de gastrostomia. Porém a pasta não divulgou data.