Moradores avistam suposta onça em condomínio de Goiânia
O Ibama foi acionado e já recolocou armadilhas fotográficas no condomínio para verificar a presença do animal
Moradores do condomínio de luxo Aldeia do Vale afirmam ter visto uma onça pela região. Em abril de 2024, um felino semelhante já havia sido visto na mesma região, mas não foi capturado. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e já recolocou armadilhas fotográficas no condomínio para verificar a presença do animal.
O superintendente do Ibama de Goiás, Nelson Galvão, ressaltou que ainda não existem registros visuais da onça e que os avistamentos são baseados apenas em depoimentos. Ele explicou que onças são animais que circulam e se deslocam muito, o que as torna difícil de serem detectadas.
Na última ocorrência envolvendo uma onça no condomínio, o Ibama autorizou o uso de uma isca viva para tentar capturar o animal. Um filhote de cabra foi colocado em uma armadilha, gerando desconforto entre os moradores. Contudo, a onça não foi capturada e as câmeras registraram sua saída do local.
Enquanto a suposta nova onça não deixa o condomínio, o Ibama orienta os moradores a tomarem precauções como evitar entrar na mata densa durante a noite e não oferecer alimento ou abrigo para a onça ou qualquer outro animal silvestre.
Caso um morador aviste novamente a onça, ele deve comunicar imediatamente a segurança do condomínio, que vai tomar as medidas para a captura do animal. A meta é levar o animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deverá ficar em quarentena antes de ser devolvida à natureza.
O Residencial Aldeia do Vale abriga diversas celebridades goianas, como o cantor sertanejo Leonardo e sua família. A área verde abundante do condomínio proporciona um ambiente propício para várias espécies de animais silvestres, incluindo onças-pardas, aves e macacos.