Moradores da Vila Alzira pedem ajuda para salvar cães vítimas de maus-tratos

Vizinhos denunciam a situação precária de dois cães que foram deixados com pouca quantidade de…

Vizinhos denunciam abandono de dois cães sem água e comida na Vila Alzira em Aparecida (Foto: Leitor Mais Goiás)
Vizinhos denunciam abandono de dois cães sem água e comida na Vila Alzira em Aparecida (Foto: Leitor Mais Goiás)

Vizinhos denunciam a situação precária de dois cães que foram deixados com pouca quantidade de água e comida em um corredor estreito de uma casa no setor Vila Alzira, em Aparecida de Goiânia. Segundo relatos, os cães estão a meses nesse corredor sem qualquer cobertura para abrigá-los. Em imagens enviadas ao Mais Goiás é possível ver que um dos animais está extremamente magro. Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente esteve no local e notificou a dona da residência. De acordo com os vizinhos, essa não foi a primeira situação de maus tratos envolvendo a mulher.

“Isso aconteceu com a primeira cachorra. Publicamos a situação de maus tratos no grupo de moradores aqui do setor e ao invés de doar a cachorra, eles (moradores da casa) abandonaram ela na rua. Nós (vizinhos) nos juntamos e cuidamos dela. Estamos cuidando até hoje. Depois apareceram esses, eles estão há meses ali jogados no corredor, sem proteção para chuva ou sol”, conta um vizinho.

Cachorro apresenta indícios de extrema magreza (Foto: Leitor Mais Goiás)

Cachorro apresenta indícios de extrema magreza (Foto: Leitor Mais Goiás)

Dona da residência afirma que magreza do animal é motivada por  doença

Os dois cachorros pertencem aos netos da proprietária da casa e foram deixados presos no corredor após os donos viajarem. Ao ser questionada sobre a extrema magreza de um dos cães, a mulher disse aos vizinhos que ele está doente. “Ela fala que a cachorra está doente, mas quando um cachorro está doente a gente tem que ter alguns cuidados especiais e eles não têm, eles deixam abandonados”, conta outra vizinha.

Outra moradora do setor conta que os animais são dóceis e muito educados. “Tem semanas eu escuto o choro deles, mas eles são tão comportados que só choram quando estão com muita fome e muita sede. Hoje eu joguei ração lá hoje e se acalmaram um pouco”.

Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) foram ao local e notificaram a proprietária da residência. Quando questionada sobre onde estava a água e a comida dos cães, a mulher afirmou que estava guardada, mas não colocava toda a ração de um só vez. De acordo com os fiscais, a Semma acompanhará a situação dos animais e se caso a situação continuar a mesma, a mulher será multada e os cães, resgatados.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Gato é encontrado morto por populares com sinais de maus-tratos em Anápolis

Homem é preso por maus-tratos a animais silvestres e exóticos em Goiânia

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt