BRASIL ANTENADO

Moradores de 21 cidades de Goiás podem receber antenas parabólicas gratuitas; saiba quais

Mais 25 mil famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar até 13 de junho a instalação

Moradores de 21 cidades de Goiás podem receber antenas parabólicas gratuitas; saiba quais
Moradores de 21 cidades de Goiás podem receber antenas parabólicas gratuitas; saiba quais (Foto: Divulgação - EAF)

O programa Brasil Antenado, do Governo Federal, que garante o acesso à TV aberta e gratuita em localidades com baixa (ou nenhuma) cobertura de sinal terrestre, está disponível para 21 municípios de Goiás. Com isso, mais 25 mil famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar até 13 de junho a instalação de antenas parabólicas.

As cidades são: Alvorada do Norte, Amaralina, Aparecida do Rio Doce, Arenópolis, Barro Alto, Bonópolis, Buritinópolis, Campinaçu, Colinas do Sul, Davinópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Guarinos, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, São Domingos, Simolândia, Teresina de Goiás e Vila Boa.

Em todo o país, a fase C do programa pode beneficiar mais de 220 mil famílias em 108 municípios. Elas estão distribuídas na Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho reforça o caráter inclusivo do programa. “Ao atender novos 108 municípios de oito estados, a iniciativa garante que famílias inscritas no CadÚnico tenham acesso gratuito à TV digital, com mais de 100 canais, levando cultura, entretenimento e informação para dentro de casa. É uma política pública que beneficia diretamente brasileiros e brasileiras em cidades onde há pouca, ou nenhuma, oferta de sinal de TV terrestre”, declarou.

“O Brasil Antenado, que acontece graças à atuação integrada entre a Anatel, o Ministério das Comunicações e a EAF [Entidade Administradora da Faixa], mostra como uma política pública bem estruturada pode impactar a vida das pessoas. A entrega gratuita das antenas parabólicas garante acesso à televisão aberta de qualidade, além de ampliar a inclusão e o uso eficiente da tecnologia no país”, disse o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri.

Conheça as fases do programa:

Viabilizado por portaria do Ministério das Comunicações em abril de 2025, o Brasil Antenado vai atender 323 municípios, em 16 estados, até junho de 2026. Confira:

  • Fase A (14/07/2025–13/12/2025): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas. (Concluída)
  • Fase B (13/10/2025-13/03/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 229 mil famílias aptas.
  • Fase C (até 13/06/2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas.