SEM ÁGUA

Moradores de Goiânia reclamam de falta d’água após reparo em adutora da Saneago

Após o procedimento, realizado na última segunda-feira (20), vários bairros da capital passaram a reclamar de falta d'água

Torneira com água pingando
Queda de energia pode causar falta de água em Goiânia e Aparecida de Goiânia (Foto: Agência Brasil)

Um reparo em adutora realizado pela Companhia de Abastecimento de Goiás (Saneago) acabou deixando moradores de vários bairros de Goiânia sem água de ontem para hoje (21). O procedimento foi realizado na última segunda-feira (20) e afetou o fornecimento de água de quase 20 bairros da capital e Região Metropolitana, problema que perdura em alguns deles.

Ao Mais Goiás, a administradora de empresas e moradora do setor Veiga Jardim, Karina Oliveira, disse que está sem água desde as 15h de segunda-feira. Segundo ela, oito pessoas vivem em três casas num lote que tem somente uma caixa d’água – que já está vazia. “Prejudica demais [a falta d’água]. Em meio a uma pandemia, a todo momento temos que higienizar as mãos, mas não tem água tem para tomar banho“, disse.

Uma outra moradora, essa do setor Pedro Ludovico, denunciou também estar sem água desde as 4h30 de ontem. A mulher afirma que o fornecimento deveria ter voltado no mesmo dia, o que não ocorreu. “A água que deveria ter voltado ontem, 18 horas, está sem até agora. Um absurdo!”, escreveu em uma rede social.

O que diz a Saneago sobre a falta d’água

Em nota enviada ao Mais Goiás, a Saneago explicou que executou a recuperação de uma adutora de grande porte, na Vila Nova, em Goiânia, o que demandou o fechamento do registro. Questionada sobre a falta d’água em bairros da capital, a estatal disse que o “abastecimento de água foi retomado após a conclusão do serviço e está em fase de normalização gradual”. No entanto, destacou que a “normalização total do sistema depende da completa recuperação da rede e dos reservatórios, com carga d’água”.

Assim sendo, os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água de Goiânia, no setor Negrão de Lima, e da parte alta da cidade “ainda podem ter intermitências no abastecimento ao longo do dia”.

“Em Goiânia, os bairros ainda afetados são os da influência dos reservatórios: Celg Elevado (Jardim Goiás), Pedro Ludovico, Serrinha, Parque Amazônia, Riviera, Villagio Toscano, Parque Atheneu, Alphaville, Brisas do Cerrado, Recanto dos Buritis, Jardins Atenas, Jardins Paris, Parque das Laranjeiras, Portal Green e Portal do Sol. Em Aparecida de Goiânia, as regiões dos bairros Papillon, Santa Luzia e Vila Brasília”, informou.

Por fim, a Saneago garantiu que a previsão é de normalização total no decorrer da noite de hoje. “A Saneago solicita a compreensão da população e o consumo moderado de suas reservas nas caixas d´água, principalmente até a recuperação total do sistema”, concluiu.