Morre Ubirajara Fernandes, o Dr. Bira; ele foi fundador do Hemolabor
Ele tinha 82 anos e passou um longo período internado
Morreu, nesta quarta-feira (30), o médio hematologista Ubirajara de Oliveira Fernandes. Conhecido como Dr. Bira, ele foi um dos pioneiros da medicina em Goiás e foi fundador do Hemolabor em 1975, referência no tratamento de câncer em Goiânia.
Dr. Bira tinha 82 anos e passou um longo período internado. A casa da morte não foi informada. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lamentou a morte.
“Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do meu colega médico Ubirajara de Oliveira Ferandes, fundador do Grupo Hemolabor. Um profissional exemplar, de essência humilde e generosa. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu no Twitter.
Ubirajara se graduou em medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, se especializou em hemoterapia, em Brasília. Foi, ainda, professor da UFG e atuou em diversos hospitais da capital.
O grupo Hemolabor também publicou uma nota em suas redes sociais:
“Uma saudade que vamos levar para a vida.
Somos fruto dele.
O que somos e o que nos tornamos devemos a ele.
Temos o mesmo DNA, a mesma essência humilde, generosa, dedicada a cuidar. O Hemolabor era a vida dele.
Hoje, depois de 47 anos juntos, nos separamos. Mas seguiremos daqui guiados por sua luz, e trazendo conosco os ensinamentos, a determinação, o foco na excelência em cuidar, a importância de cuidarmos de nós mesmos para podermos exercer nossa essência com plenitude. A mesma com que ele viveu por toda sua vida.
Somos gratos.
A você, dr. Bira, rendemos todas as homenagens.”
Grupo Hemolabor