Motorista é multado em R$ 30 mil após jogar entulho em via pública de Aparecida
Durante as curvas, caminhão que contava com excesso de carga e com material mal acondicionado despejava parte dos resíduos na pista
Um motorista foi multado em R$ 30 mil após ser flagrado descartando irregularmente entulho em via pública na cidade de Aparecida de Goiânia. Durante as curvas, o caminhão, que contava com excesso de carga e com material mal acondicionado, despejava parte dos resíduos na pista. A maior quantidade foi jogada na Av. Graça Aranha, no Jardim Buriti Sereno.
A Guarda Civil Municipal acessou imagens de câmeras de segurança da cidade para traçar o trajeto percorrido pelo veículo, desde a entrada no município até o ponto de despejo irregular. Foram analisadas imagens captadas por câmeras públicas e particulares, fornecidas por comerciantes e por moradores das ruas por onde o veículo passou. Com isso, foi possível identificar o proprietário do caminhão.
SAIBA MAIS:
Em entrevista ao Mais Goiás, a secretária de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Pollyana Oliveira, explicou que tanto o pequeno quanto o grande produtor de entulho devem contratar empresas de resíduos para a destinação correta do material. “Não se pode fazer obra sem contratar essas empresas”, disse.
Ela explicou que Aparecida ainda não conta com ecopontos, mas que a prefeitura já iniciou a elaboração do projeto. Até lá, não há outro caminho, segundo ela, senão acionar as empresas especializadas na coleta do material. “Por ora, temos aterros licenciados para receber o entulho coletado pelas empresas que prestam esse serviço”, destacou a titular.
Para ela, a população população precisa ter consciência sobre a importância do descarte em local adequado. “O despejo em local não autorizado é crime ambiental sujeito às devidas penalidades, inclusive apreensão”, disse antes de reforçar que a secretaria tem reforçado às praticas de educação ambiental nas escolas. “Acredito que seja o caminho mais correto da mudança cultural”, pontuou.
50 mil toneladas
Dados da prefeitura de Aparecida de Goiânia apontam que, em oito meses, a Operação Aparecida Limpa removeu mais de 50 mil toneladas de entulho das ruas da cidade. Além disso, foram contabilizadas mais de 7.500 viagens destinadas ao descarte correto de resíduos.
LEIA TAMBÉM:
Em nota, a prefeitura diz que as equipes realizam diariamente o serviço de roçagem, limpeza e fiscalização ambiental “com o objetivo de manter a cidade limpa, reduzir pontos de descarte irregular e evitar a proliferação de vetores”. O Poder Executivo reforça, ainda, que as denúncias podem ser feitas pelos números (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 ou pelo 153.