MP instaura inquérito para apurar o desabastecimento de água em Goiás
Em nota, Saneago informou que vai se pronunciar assim que for notificada da ação
Ir direto pra matériaO Ministério Público de Goiás (MPGO) instaurou nessa sexta-feira (27) um inquérito civil público com o objetivo de investigar o desabastecimento de água em Goiânia e Região Metropolitana, bem como em cidades do interior do Estado.
Entre as possíveis irregularidades que serão verificadas, está a violação ao dever de abastecer a rede domiciliar e comercial, que prejudicou a população e gerou impactos na atividade econômica. O inquérito também vai investigar a realização de racionamento e rodízio no abastecimento sem comunicar à população com antecedência. Além disso, também será apurada a não utilização de caminhões-pipa para o abastecimento da população atingida pela falta de água.
O promotor de Justiça Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Goiânia, determinou a solicitação de informações à Saneago sobre a situação da falta de água, questionando as condições do sistema João Leite e da rede de distribuição e também os gastos com essas obras.
Também serão solicitadas informações à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) sobre as providências tomadas na fiscalização da concessão e dos serviços prestados pela Saneago. Outra providência será a notificação do prefeito de Goiânia e prefeitos das demais cidades atingidas pela crise hídrica a fim de saber que medidas tomaram frente ao problema, inclusive se pretendem retomar o serviço concedido à Saneago.
Em nota, Saneago informou ao Mais Goiás que vai se pronunciar assim que notificada da ação civil pública. A companhia disse ainda que o desabastecimento em Goiânia e Região Metropolitana é motivado por período de estiagem prolongada, a maior dos últimos 80 anos, e que providências estão sendo tomadas para amenizar o problema até que se regularize o período chuvoso.
Segundo a Saneago, neste final de semana, o manancial começou a apresentar uma melhora nos níveis de vazão, na altura da captação de água bruta. Com isso, os reservatórios do Sistema Meia Ponte começaram a se recuperar e a normalização no abastecimento de água nas regiões afetadas está ocorrendo gradualmente, desde domingo (29).