ORIGEM DA BEBIDA

MP investiga suspeita de intoxicação por metanol em jovem de Itapaci

MP quer descobrir origem da bebida com metanol consumida por mulher que está internada UTI. Internação aconteceu dois dias após consumo

MP investiga suspeita de intoxicação por metanol em jovem de Itapaci
MP investiga suspeita de intoxicação por metanol em jovem de Itapaci (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O Ministério Público de Goiás (MPGO) abriu uma investigação para apurar o caso suspeito de intoxicação por metanol que deixou uma jovem de 25 anos, moradora de Itapaci, em estado grave. A paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, após consumir bebidas alcoólicas no município de Guarinos, dois dias antes da internação.

A investigação foi instaurada pela Promotoria de Justiça de Itapaci, que requisitou à Polícia Civil a abertura de inquérito para rastrear a origem das bebidas ingeridas. Além disso, o promotor Brendo Teófilo Emanuel Rocha Paz determinou que a Vigilância Sanitária municipal realize, em até 10 dias, uma fiscalização rigorosa em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas na cidade incluindo bares, adegas, distribuidoras e supermercados.

LEIA MAIS

A apuração deve verificar a procedência, rotulagem e regularidade sanitária dos produtos, com atenção especial às bebidas destiladas e artesanais.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a jovem deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória, que evoluiu para insuficiência renal. A paciente, que é diabética e obesa, apresenta também acidose metabólica e precisou ser entubada. O caso foi notificado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás como suspeita de intoxicação por metanol, seguindo critérios técnicos do Ministério da Saúde. A confirmação depende de exames laboratoriais.

Diante da gravidade do caso, o Governo de Goiás mobilizou uma força-tarefa e enviou, por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros, o antídoto necessário para o hospital onde a jovem está internada.

A investigação segue em andamento.

LEIA TAMBÉM