Mutirão leva cirurgias e cuidados a pacientes com doença rara de pele em povoado goiano
A doença genética é considerada rara, e torna a pele extremamente sensível à luz solar
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai promover um mutirão no povoado de Araras, próximo ao município de Faina, para o diagnóstico precoce e o acesso às cirurgias para quem é afetado pelo Xeroderma Pigmentoso (XP). Trata-se de uma doença genética considerada rara, que torna a pele extremamente sensível à luz solar, aumentando em até mil vezes o risco de câncer de pele. A ação ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, sexta-feira e sábado, em parceria com a La Roche Posay e apoio da SAS Brasil.
Desde a primeira edição do mutirão Expedição Recanto das Araras, já foram realizadas centenas de remoções de lesões cancerígenas. Além disso, casos foram identificados precocemente e os pacientes passaram a contar com acompanhamento regular.
Neste ano, o mutirão contará com um centro cirúrgico montado no povoado, consultórios móveis e exames de imagem. Serão nove especialistas, incluindo o médico Carlos Barcaui, presidente da SBD, além de médicos do Rio de Janeiro, Piauí e Goiás. Eles irão realizar cirurgias, aplicar terapias tópicas, fazer exames de imagem com dermatoscópios digitais e orientar os moradores sobre a importância da proteção solar diária e uso de barreiras físicas como roupas especiais, bonés e óculos escuros.
Também serão distribuídos protetores solares da La Roche-Posay, desenvolvidos especialmente para peles sensíveis e com alta proteção contra os raios UVA, e roupas de proteção. A entrega gratuita dos produtos será realizada em sinergia com as orientações médicas e o trabalho educativo conduzido em parceria com a SAS Brasil.
Sobre o Xeroderma Pigmentoso (XP)
O XP é uma doença genética rara e não contagiosa, que afeta homens e mulheres igualmente. Portadores da condição possuem falhas no reparo do DNA danificado pela radiação ultravioleta (UV), resultando em lesões cutâneas, tumores e até complicações neurológicas. A exposição ao sol deve ser minimizada drasticamente, com uso contínuo de protetores solares potentes, barreiras físicas e, em alguns casos, tratamento cirúrgico.
A herança da doença ocorre de forma recessiva, o que explica sua alta incidência em Araras, onde o isolamento geográfico e os casamentos consanguíneos ao longo de décadas favoreceram a propagação da mutação genética. Com uma taxa inédita de incidência no mundo, um caso para cada 40 habitantes, segundo a Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso (AbraXP), Araras, localizada no município de Faina (GO), é considerada a maior comunidade com XP do planeta, atraindo o olhar de médicos e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Serviço
Expedição Recanto das Araras
Local: Araras, distrito de Faina (GO), a 40 km da sede do município.
Data: 26 e 27 de setembro de 2025.