Mutirão oferece vagas para 5 mil alunos na educação municipal de Goiânia
Cinco polos regionais vão realizar os atendimentos presenciais do Mutirão, entre os dias 8 e 9 de agosto
A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta segunda-feira (4) a realização de um mutirão presencial para preenchimento de 5 mil vagas disponíveis na rede municipal de ensino. A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) durante evento na Escola Municipal Professora Dalísia Elizabeth Martins Doles, no setor Goiânia 2, que marcou o início do segundo semestre letivo de 2025. Atualmente, a rede atende cerca de 120 mil alunos em 372 unidades educacionais.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, o mutirão ocorrerá já neste fim de semana e tem como objetivo facilitar o acesso das famílias às vagas disponíveis, especialmente na educação infantil. Do total ofertado, 2,5 mil vagas são destinadas a crianças de zero a cinco anos.
“Temos uma fila de espera localizada em algumas regiões e, ao mesmo tempo, vagas disponíveis em outras. O atendimento presencial vai permitir abrir o mapa da cidade, conversar com as famílias, mostrar as instituições e encontrar a melhor alternativa para cada criança. Às vezes a vaga não está exatamente onde a família deseja, mas está no caminho do trabalho, por exemplo”, explicou a secretária.
Cinco polos regionais vão realizar os atendimentos presenciais do Mutirão, entre os dias 8 e 9 de agosto: Urias Magalhães, Setor Sudoeste, Cidade Jardim, Setor Universitário e Nova Suíça. Os endereços de cada unidade estão disponíveis ao final da matéria. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documentos da criança e da família, comprovante de endereço e, preferencialmente, o cartão de vacinação.
Mabel afirmou que a rede municipal vive um momento positivo, após o que classificou como uma reestruturação no primeiro semestre. “No começo do ano tínhamos um déficit de 10 mil vagas em creches. Colocamos 8 mil crianças e agora temos um superávit. Vamos aproveitar o mutirão para organizar essas 5 mil vagas e atender quem ainda precisa”, disse.
Durante o evento, o prefeito também destacou investimentos na infraestrutura das escolas e prometeu a ampliação do uso de tecnologia em sala de aula. “Estamos substituindo as licitações por repasses diretos às diretoras, que fazem pequenas reformas com mais agilidade. E queremos colocar ainda este ano lousas digitais resistentes, que permitam interação dos alunos. Educação tem que ter qualidade e inovação.”
Mutirão de Matrículas da Rede Municipal de Goiânia
Quando:
– Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, das 8h às 18h
– Sábado, 9 de agosto de 2025, das 8h às 12h
Onde:
– Unidade Regional Urias Magalhães
– Unidade Regional Setor Sudoeste
– Unidade Regional Cidade Jardim
– Unidade Regional Setor Universitário
– Unidade Regional Nova Suíça
Documentos necessários:
– Documento da criança
– Documento dos responsáveis
– Comprovante de endereço
– Cartão de vacinação (preferencialmente)