NATAL

Na véspera do natal, consumidores enchem shoppings de Goiânia atrás de presentes

Alguns lojistas relatam aumento de até 42% nas vendas, com aumento de clientes atrás artigos presenteáveis

Na véspera do natal, consumidores enchem shoppings de Goiânia atrás de presentes

Como em anos anteriores, milhares de goianienses decidiram deixar para a última hora e encheram os shoppings da capital nesta sexta-feira (24), véspera de natal, à procura de presentes para amigos e familiares. Alguns lojistas relatam aumento de até 42% nas vendas, com aumento de clientes atrás artigos presenteáveis.

Yasmin Rezende, de 18 anos, foi uma das várias pessoas que saíram às compras nesta véspera de natal. A jovem foi até o Goiânia Shopping, situado no setor Bueno, na capital, atrás de um presente para a sogra. “É mal de brasileiro, deixar para a última hora. E é sempre assim, em todas as épocas”, comentou.

Já a funcionária pública Maria Teresa, de 56 anos, afirma que já é acostumada a fazer suas compras nesta data. “Vim determinada, sabendo o que queria. Vim comprar nesta data pra agilizar”, disse a mulher, que foi ao shopping comprar um presente para o genro.

Yasmin Rezende, de 18 anos, é uma das milhares de pessoas em Goiânia que saíram às compras na véspera de natal (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Os lojistas do local atestam o aumento súbito nas vendas. De acordo com o gerente da Gentleman do Goiânia Shopping, Thiago Almeida, houve um aumento de 42% nas vendas da unidade nesta semana do natal. Já a gerente da loja de brinquedos Rihappy, Cida Barcelos, afirma ter percebido uma melhora de 20% nesta semana. “No geral, está bem melhor do que no ano passado. Os brinquedos que saem mais são sempre os mesmos: bonecas e carrinhos, de controle os livres”, informou a gerente.

Polyana, funcionária de uma loja de roupa íntima do Buriti Shopping, diz ter percebido um aumento de 40% nas vendas nesta semana do natal. Porém, segundo ela, o shopping tem uma boa movimentação desde o início de dezembro.

Assim como nos shoppings de Goiânia, movimento na região veio cercado de expectativas

Cerca de 400 mil consumidores devem passar pela região da rua 44, em Goiânia, neste final de ano. Quase 300 mil somente nesta semana do natal. É o que estima a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), que espera ter um fluxo de vendas em torno de R$ 1 bilhão ao longo do mês de dezembro, confirmando uma recuperação em relação ao ano passado.

Ao Mais Goiás, o vice-presidente da AER44, Lauro Naves, afirmou que a população está mais animada com as compras neste ano. “Elas estão confraternizando mais, se reunindo mais. Além disso, tem a preparação para o retorno das crianças [às aulas presenciais] no ano que vem”, disse, atribuindo à flexibilização das restrições contra a Covid-19 como um dos principais fatores de aumento do movimento no polo comercial goianiense.

Segundo o vice-presidente, cerca de 280 mil pessoas devem passar pela região da 44 nesta semana do natal. Já na semana seguinte, que antecede o réveillon, um fluxo de 120 mil pessoas é esperado. Para Naves, os números indicam um aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020.