COVID-19

No ritmo atual, vacinação em Aparecida termina em dezembro de 2022

Se mantiver o ritmo atual, a vacinação em Aparecida de Goiânia só vai terminar daqui…

Vacinação Aparecida (Foto: Wigor Vieira/SecomAparecida)
Vacinação Aparecida (Foto: Wigor Vieira/SecomAparecida)

Se mantiver o ritmo atual, a vacinação em Aparecida de Goiânia só vai terminar daqui a 573 dias, ou seja: no dia 13 de dezembro de 2022. O cálculo, realizado pelo Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi feito com base no total de vacinas já aplicadas, para as primeiras e segundas doses, até o dia 16 de maio de 2021.

Segundo o levantamento, o ritmo atual de vacinação contra a Covid-19 no município é de 659 doses por dia para a primeira dose e 703 para a segunda dose. Os dados remetem ao 100.639 doses aplicadas no dia 16, das quais 64.106 referentes à primeira dose e 36.533 à segunda. Dados atualizados no último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última terça-feira (18) aponta foram aplicadas 110.120 doses.

Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde aponta que as estratégias são traçadas conforme o estoque disponível e os grupos prioritários.

Quando se leva em consideração todo o país, a imunização da população, caso continue no atual ritmo, finalizaria apenas em janeiro de 2023.

Envio

O Ministério da Saúde, entretanto, atribui o ritmo lento da vacinação à escassez de imunizantes no mundo. A pasta iniciou na terça distribuição de 6,4 milhões de doses: 4,7 milhões da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz; 1,08 milhão da Coronavac/Butantan; e 647 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou, nesta segunda-feira (17), as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde ocorrerá a produção de uma remessa de 12 milhões de doses de vacina covid-19 com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que chegará da China neste mês nos dias 22 e 29.

Além dessa produção, a Fiocruz estima a entrega de 18 milhões de doses da AstraZeneca até meados de junho. No momento, esses imunizantes estão em processo de controle de qualidade na instituição, no Rio de Janeiro.

A expectativa é de que a produção da vacina covid-19, 100% brasileira, comece a ser feita ainda no mês de maio e a ser entregue para distribuição no segundo semestre.