CONTROLE DA PANDEMIA

Novo decreto de Goiânia mantém flexibilizações do comércio por mais uma semana

A Prefeitura de Goiânia publicou novo decreto no Diário Oficial do Município desta terça-feira (25).…

Novo decreto de Goiânia mantém flexibilizações do comércio por mais uma semana. O documento prevê autorização das atividades aos sábados. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Novo decreto de Goiânia mantém flexibilizações do comércio por mais uma semana. O documento prevê autorização das atividades aos sábados. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Prefeitura de Goiânia publicou novo decreto no Diário Oficial do Município desta terça-feira (25). Documento estende as medidas de flexibilização de atividades consideradas não essenciais por mais uma semana. O dispositivo prevê autorização das atividades aos sábados e domingos até o dia 1º de junho, quando o conjunto de regras deverá passar por uma nova avaliação, em razão das projeções de avanço da pandemia de Covid-19.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), admitiu na terça a possibilidade de autorizar a adoção de novas restrições ao comércio e à circulação de pessoas na cidade, se os índices de covid-19 atingirem patamares preocupantes. “Estamos analisando o momento. Sabemos a importância de cuidarmos da saúde da população. Caso seja necessário, faremos novas restrições”.

A resposta foi dada após questionamento sobre a possibilidade de reduzir as flexibilizações no caso da variante indiana chegar ao Estado de Goiás.

Alerta

De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Goiás está entre os 17 estados brasileiros com pelo menos uma Macrorregião de Saúde com alta tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) nas próximas três ou seis semanas. Ou seja, nos próximos dias poderá haver um aumento na quantidade de internações por complicações da Covid-19 seguido pelo crescimento no número de óbitos por complicações da doença.

O decreto anterior, datado de 11 de maio, liberava eventos sociais, com flexibilização de horários de funcionamento de comércios e permitindo a reabertura do Parque Mutirama e Zoológico. Na ocasião, houve a liberação de apresentação de música ao vivo em bares e restaurantes. Além de autorizar o consumo de alimentos em feiras livre e especiais, desde que o limite de 30% na ocupação da capacidade total do local seja respeitado. A música ao vivo também passou a ser permitida no Mercado Popular da Rua 74, respeitando o distanciamento de 2,25 metros quadrados e limitado a quatro integrantes.