MELHORA

Número de casos de covid em setembro é o menor em Goiânia em 16 meses

Para especialistas, queda na taxa de infecções por Covid-19 está diretamente ligada ao avanço da vacinação

Goiânia registra menor taxa de infecções por Covid-19 desde maio de 2020
Para especialistas, queda na taxa de infecções por Covid-19 está diretamente ligada ao avanço da vacinação (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Em setembro deste ano, Goiânia registrou o menor patamar de infecções por Covid-19 desde maio do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), a capital teve 2.957 casos confirmados da doença do coronavírus ao longo do mês passado. A última vez que o número de infectados ficou abaixo dessa quantidade foi em maio de 2020, quando a cidade registrou 1.888 casos.

Conforme aponta a SMS, os casos de Covid-19 na cidade seguem uma tendência de queda desde julho deste ano. A pasta mostra que 15.806 infecções pelo coronavírus foram confirmadas em julho. Em agosto, esse número caiu para 13.421 e para 2.957 no mês seguinte. Entre agosto e setembro houve uma queda de quase 78% na quantidade de casos registrados.

O pico de confirmações de casos neste ano se deu em março, quando a SMS registrou 20.556 contaminações ao longo do mês. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje (6), Goiânia tem 217.896 infecções confirmadas e 6.665 óbitos por Covid-19. De ontem para hoje foram registradas nove novas mortes.

Para especialistas, queda de infecções por Covid-19 tem relação direta com a vacinação (Foto: Agência Brasil)

Queda na taxa de infecção por Covid-19 em Goiânia está ligada à vacinação, diz especialista

Conforme dados da Secretaria de Saúde, Goiânia já ultrapassou a marca de um milhão de vacinados contra a Covid-19. Para especialistas, o avanço da imunização da população é o principal fator de queda dos casos da doença na capital.

Ao Mais Goiás, o médico infectologista Marcelo Daher afirma que os efeitos da vacinação são perceptíveis ao passo que os números referentes a contaminações confirmadas e mortes por Covid-19 caem. Segundo ele, com a aplicação da dose de reforço (ou terceira dose), Goiânia deve chegar logo a “níveis aceitáveis” de infecção.

“A gente percebe claramente que a vacinação teve resultado. Basta observar que, à medida que vacinacação se intensifica, o numero de casos cai no Brasil todo e isso aconteceu em outras partes do mundo também. Vale a pena lembrar que a intensificação da vacina, somada à terceira dose para grupos específicos, fará com que a gente permaneça, teoricamente, em níveis aceitáveis de casos”, pontuou.

Daher diz ainda que os casos hoje registrados, em sua maioria, são leves e aqueles que levam à internação normalmente são observados naqueles que, por algum motivo, não se vacinaram. No entanto, para o médico, a imunização tem cumprido sua missão.

“A vacinação vem atingindo o objetivo principal, que é reduzir o numero de casos, internações e óbitos. Claramente, não tem como falar contra isso. São números”, conclui.