COVID-19

Número permite que pessoas vacinadas em Goiânia saibam se tomaram dose vencida

Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo apontou que pelo menos 26 mil doses…

Número permite que pessoas vacinadas em Goiânia saibam se tomaram dose vencida (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Número permite que pessoas vacinadas em Goiânia saibam se tomaram dose vencida (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo apontou que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca foram aplicadas no Brasil. Somente em Goiânia, foram 60 doses cuja data de validade expirou no dia 14 de abril. Para descobrir se recebeu uma dessas doses, o indivíduo deve atentar-se ao número do lote.

Segundo o levantamento, que se baseou em dados oficiais do Ministério da Saúde, o lote com doses vencidas que chegou a Goiânia é o de número 4120Z005. Para conferir se recebeu uma das doses, o indivíduo que se vacinou deve conferir no comprovante recebido no ato da aplicação, no campo “Lote”.

Além de Goiânia, pelos menos 38 municípios goianos também receberam doses desse lote vencido.

Prefeitura de Goiânia nega informação

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) declarou que não aplicou doses vencidas da vacina Astrazeneca na capital.

Conforme a pasta, as “vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas”. Ainda segudo a SMS, a secretaria tem aplicado as doses que recebe “em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque”.

“Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento. A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.”, afirmou a SMS.