REAÇÃO

OAB-GO pede afastamento de agente da Polícia Civil que mandou advogado “lamber sabão”

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) instaurou procedimento para apurar as…

OAB-GO pede afastamento de agente da Polícia Civil que mandou advogado “lamber sabão”
Um agente da Polícia Civil foi filmado enquanto mandava um advogado "lamber sabão", durante uma discussão na Central de Flagrantes, em Goiânia.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) instaurou procedimento para apurar as ofensas de um agente da Polícia Civil contra um advogado, durante uma discussão na Central de Flagrantes, em Goiânia, e pediu o afastamento do mesmo. Em vídeo enviado ao Mais Goiás, na terça-feira (28), o servidor aparece mandando o jurista “lamber sabão”.

Nas imagens enviadas à reportagem é possível ouvir parte da discussão. Em um trecho o agente diz: “Advogado aqui não ajuda em nada. Ele pode sentar, ouvir e representar. Advogado não tira preso aqui. Ele pega o dinheiro e vai beber cachaça.”

Um advogado tenta contestar, mas o agente continua: “O advogado pode representar ela, não tem problema. É direito do advogado, mas ela vai continuar presa. Estou falando é o que acontece […] advogado aqui nunca tirou preso e não tira.”

O advogado, então, afirma que é prerrogativa dele e que ele não bebe, fazendo referência a uma das primeiras acusações do agente. Na sequência, o servidor retruca: “Não me dirigi ao senhor. Vou falar para o senhor: vai lamber sabão.”

OAB-GO

Presidente da Ordem, Rafael Lara Martins disse que, além do pedido de afastamento, a seccional também fará uma representação criminal contra a conduta do agente e ingressará com ação na esfera cível. “Nenhuma agressão à advocacia ficará impune em Goiás. Faremos a representação pelo crime de violação de prerrogativas e vamos apresentar uma ação de indenização por danos morais coletivos contra o Estado de Goiás e pessoalmente contra esse agente.”

Ainda na terça, a OAB-GO iniciou “a expedição de ofícios ao secretário de Segurança Pública, ao Delegado Geral da Polícia Civil, e à Corregedoria Geral da Polícia Civil, solicitando a apuração dos fatos, tomadas de providências disciplinares, inclusive, solicitando formalmente o afastamento preventivo das funções policiais pelo indigitado servidor público”.

Ao portal, a Polícia Civil informou que a Gerência de Correições da instituição já está apurando o fato e tomando as medidas cabíveis. O Mais Goiás também procurou a secretaria de Segurança Pública por um posicionamento e aguarda retorno.